segunda-feira, 9 de junho de 2014

Kappa Crucis: Mantendo Vivo o Espírito Heavy Rock

2º trabalho inspirado do grupo Kappa Crucis

Quem disse que só temos ótimas bandas que tocam pesadas, rápidas e bastante agressivas, desconhece o trabalho da Kappa Crucis, grupo paulista de Apiaí/SP, que desde os anos 90 tem feito um ótimo trabalho pelo Heavy Rock.

Após a estreia em 2009, a veterana banda lança "Rocks" em janeiro de 2014

Com apenas dois discos lançados, o muito bem recebido debut “Jewel Box” (confira matéria aqui) de 2009 e o recente “Rocks” (2014), o quarteto G. Fischer (vocal e guitarra), F. Dória (bateria e vocais), R. Tramontin (baixo e vocais) e A. Stefanovitch (teclados, sintetizadores, piano e vocais) mostra que o espírito anos 70/80 do Rock e do Heavy Metal básico pode ser mantido, mesmo nos tecnológicos e acelerados anos 2000.

Divulgando “Rocks”, o grupo trouxe um trabalho de muito bom gosto, orgânico, você percebe cada nota, sem soar barulhento, pelo contrário, com uma clareza sonora especial, mas procurando manter a simplicidade que poderíamos ter dos LPs (salvo as devidas proporções, claro).

A banda no primeiro dia de gravações de "Rocks"

Nota-se influência de Rock Progressivo, me vindo à mente Jethro Tull, especialmente em “Invisible Man”, uma das melhores das 10 faixas, num trabalho de ótimos dedilhados de guitarra e notas do baixo bem audíveis e encaixadas.

Entrevistamos a banda em 2012 (confira)
Momentos de destaque também em músicas como “Strange Soul” (com um riff pesado aliado ao teclado harmônico), “Mecathronic”, mostrando a versatilidade técnica do grupo; também merece menção “Between Night and Day”, com exatos 9 minutos de duração e puro Heavy Rock e Progresivo, e, por fim, “When the Legs are Wheels”, pronta para ouvir pegando a estrada (ótimos riffs!) e “The Braves and the Fools”, fechando como a faixa mais “rocker” do disco.

Gravado e produzido aqui no estúdio Ger Som e masterizado no Canadá por ninguém menos que produtor Jera Cravo (Virgil Donatti, T.J. Helmrich, Planet X, Dennis Chambers), “Rocks” segue a proposta evolutiva do grupo e cai como uma luva para os amantes do real Rock setentista. Impossível ouvir e não sentir saudades dessa época, mesmo para quem nem havia nascido. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Som do Darma

Ficha Técnica
Banda: Kappa Crucis
Álbum: Rocks
Ano: 2014 
País: Brasil
Tipo: Heavy Rock/Rock Progressivo

Formação
F. Dória (Bateria, Vocal de Harmonia)
G. Fischer (Guitarra, Vocal Principal)
R. Tramontin (Baixo, Vocal de apoio)
A. Stefanovitch (Teclados, Vocal de Apoio)



Tracklist
1- What Comes Down
2- Mecathronic
3- School Of Life
4- Invisible Man
5- Strange Soul
6- Flags And Lies
7- Nobody Knows
8- Between Night And Day
9- When The Legs Are Wheels
10 – The Braves And The Fools

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: