quarta-feira, 11 de junho de 2014

Resenha de Show: ReVamp Estreia em Porto Alegre/RS (25/05/14)

Apesar de pouco público, ReVamp sentiu a força dos fãs gaúchos

Após quase três anos de espera, finalmente os fãs brasileiros puderam conferir o tão esperado show da banda holandesa ReVamp, que é liderada pela aclamada cantora e compositora Floor Jansen (ex-After Forever, Nightwish). A turnê Latino Americana, contendo seis shows no Brasil, ocorreu no mês de maio. As cidades escolhidas foram, respectivamente, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória da Conquista, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

A apresentação no RS ocorreu dia 25 de maio no Bull Pub. O espetáculo aqui ficou por conta da Cronos Entertainment, sendo esse, o primeiro trabalho da produtora em solo gaúcho. Primeiro, mas excelente trabalho, diga-se de passagem.
Faltando poucos minutos para as 21h daquela noite fria de domingo, o show teve início com a pesada “The Anatomy of A Nervous Breakdown': On The Sideline”, seguida da excelente “The Anatomy of A Nervous Breakdown': The Limbic System” sendo elas as duas primeiras faixas do último CD lançado pela banda, intitulado “Wild Card” (2014).

Ao término da segunda música, houve uma breve explanação da banda e iniciou-se a terceira música da noite. Era a vez da “In sickness'till death do us part: All Goodbyes Are Said”, do primeiro álbum, levantar o público presente no Bull Pub, que sedentos estavam por essa apresentação desde 2011. Na seqüência, foi apresentada a faixa título do novo CD, “Wild Card”, levando os fãs ao delírio. A interação e energia dos integrantes da banda com os fãs e vice versa nessa música foi algo indescritível.  Entre a terceira e a quarta música, um fã estendeu sua faixa para a Floor e ela pegou, dizendo gracinhas, pondo na cabeça, e no pescoço, perguntando aos colegas se ficava legal, fazendo os fãs vibrarem de alegria. Deixou a mesma no pedestal até o termino do show e, obviamente, ficou com o “presente”.

Show em Porto Alegre foi o último em solo brasileiro

Nas três músicas que estavam por vir, houve um misto de sorrisos e lágrimas dos presentes. Iniciando com “Kill Me With Silence”, seguida por “Precibus” e pela linda “Sweet Curse” onde, em sua versão de estúdio, conta com a participação do renomado cantor Russell Allen, conhecido principalmente por sua banda Symphony X. Ao vivo, Floor canta a música por inteiro, contando apenas com o backing vocal do guitarrista Jord Otto na hora do dueto. De volta ao primeiro álbum, surge “Million”, dando espaço para a belíssima “Distorted Lullabies”, despertando variadas emoções nos fãs. A banda tem uma presença de palco impecável e muita simpatia. Durante boa parte do show, houve grande interação de todos com a platéia e também entre os guitarristas com o baixista Henk Vonk. Esse, em algumas músicas, fez o backing vocal nas partes que continham gutural. O baterista Matthias Landes por vezes interagia com o tecladista Ruben Wijga, arrancando risadas sinceras do pessoal.

A estrela da noite não poderia ser outra: Floor Jansen

“Amendatory” e “Head Up High” entraram em cena para animar a galera. Em sucessão a elas, Floor anuncia a próxima música, “The Anatomy of A Nervous Breakdown': Neurasthenia”, dizendo que a banda gosta de tocá-la e que ela foi gravada com a participação especial do cantor Devin Townsend. Novamente, Jord fica responsável pelo vocal apenas na hora do dueto, deixando o restante da música por conta da holandesa. O que a banda não esperava, era que uma pequena e singela “surpresa” preparada pelos fãs, estava por vir. No refrão, consta uma frase com os dizeres “Let your demons dance” e, no momento que esse trecho foi cantado, o público do Bull Pub em peso levantou cartazes contendo a famosa frase de impacto. 

Público preparou uma surpresa que agradou demais a banda

A reação da banda ao ver aquela homenagem foi extremamente gratificante para os fãs. Com esse ato simples, os presentes conseguiram arrancar deles muitos sorrisos, gritos e risadas de alegria. Ao final da canção, os membros da banda aplaudiram o pessoal e agradeceram a surpresa, dizendo que, apesar dos poucos fãs lá reunidos naquela noite, os que ali estavam foram fantásticos e, em outras palavras, que “tamanho não é documento”. O guitarrista Arjan Rijnen tirou uma foto com o seu celular, do público segurando as folhas. Como resultado, no outro dia, a foto estava no Instagram oficial da Floor Jansen, e na página oficial do ReVamp no Facebook. Assista abaixo ao vídeo que registra esse momento.



“Disdain” e “Wolf and Dog”, teoricamente, encerrariam o show daquela noite, não sem antes elogiarem e agradecerem novamente o público fiel. Após saírem do palco, os fãs gritaram “ReVamp” por alguns minutos para depois, berrarem a plenos pulmões o  conhecido “Give us more”. Pedido esse que surtiu efeito. A banda tocou por uma hora e vinte e cinco minutos, mas, depois dos insistentes pedidos de bis, lá estavam eles mais uma vez para o encore, que contava com mais três músicas.

Ao entrar novamente no palco, Floor vem com o seu celular, filmando o público enquanto cantava “Here’s My Hell”. Tal música, tão esperada pelos fãs, deixou evidente entre os presentes toda a empolgação possível que ela poderia proporcionar. Sendo esse o trecho escolhido pela banda para representar como foi o show de Porto Alegre em seu “vlog”, onde aparecem todas as cidades do Brasil por onde passaram (confira aqui).

Floor tem dividido sua carreira entre ReVamp e Nightwish

A próxima música escolhida pela banda, definitivamente, surtiu o melhor resultado possível. Era vez de “Energize Me” do After Forever levantar a galera. Tal música foi executada com perfeição e muito bem aceita pelos fãs. Fazendo a galera sair do chão (literalmente) e cantar junto com eles. 



Em seguida, após mais palavras de agradecimento e motivação, a banda anuncia a última música a ser tocada naquela noite. “In Sickness'till death do us part: Disgraced” surge para deixar os headbangers com aquele gostinho de quero mais, e a certeza de que a banda realmente fez um belíssimo trabalho, digno de admiração e aplausos esfuziantes. 

Assistindo ao show, pudemos notar toda a versatilidade e técnica vocal que a Floor é capaz de ter. Como exemplo, é citado todas as vezes que era necessário passar de lírico para gutural com certa freqüência em determinadas canções e, mesmo assim, alcançava facilmente as notas mais altas, mantendo os agudos e vibratos com simplicidade e perfeição.

Era evidente em todos os integrantes a satisfação e alegria

Enquanto ocorria o show da banda Carioca convidada, a Revengin que, por alguns motivos, a ordem de apresentação foi trocada, sendo ReVamp a primeira banda e Revengin a encarregada de encerrar aquela noite, estava acontecendo um Meet & Greet com os integrantes da banda holandesa. Esse acontecimento se deu através de sorteio, sendo seis pessoas selecionadas pela produtora, e mais três devido a compra da camiseta oficial da tour latino americana. O interessante é que, diferentemente da maioria das bandas, ReVamp não cobrou para realizar esse encontro com os fãs (lembrando que em todas as cidades houve M&G também), deixando evidente a humildade, carisma, amor e profissionalismo que a banda tem por seu trabalho e seus fãs.

Os fãs saíram tão satisfeitos quanto a própria banda

Com certeza esse show ficará marcado para todos os fãs que compareceram e também para a banda, tendo em vista que ambas as partes saíram felizes e satisfeitas de lá. E os que não foram, se arrependeram, pois sabem que acabaram perdendo um baita show e também, que ficarão só na vontade já que, infelizmente, devido a pouca quantidade de público, é bem provável que a banda não volte a fazer shows em Porto Alegre. A lembrança que todos levam, é extremamente positiva. Composta de muitas saudades, sorrisos, orgulho e até lágrimas de verdadeira felicidade para alguns.


Texto/edição: Marcela Gomes
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Felipe Ribeiro e Marília Bauer
Vídeos: Youtube (Karla Alves e Glauco Malta)

Obs: agradecimentos à Marcela e demais colaboradores pelo material enviado.

Nenhum comentário: