segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Hagbard: Boa Pedida no Folk Metal Brasileiro

Sexteto de Juiz de Fora/MG estreou com estilo em 2013

Apesar do gênero já ser dono de certo reconhecimento no underground, é verdade que Folk Metal feito por bandas brasileiras não é uma das coisas mais em evidências, mesmo dentro dos admiradores do gênero.

A banda Hagbard (Minas Gerais) deu seu primeiro passo na indústria fonográfica em 2013, ao lançar seu debut “Rise of the Sea King”, que traz uma das mais belas capas produzidas em solo nacional (méritos de Jobert Mello), evidenciando Hagbard que é, na mitologia nórdica, o Rei do Mar.

Um disco bastante bem recebido pela mídia especializada e pelos fãs e que ainda gera frutos (e assim o fará por vários anos) ao sexteto formado por Igor Rhein (vocais), Tiago Gonçalves e Danilo Marreta (guitarras), Gabriel Soares (teclados e flautas), Rômulo Sancho (baixo) e Everton Moreira (bateria).

Com shows em várias regiões do país em 2014, em 14 setembro fará abertura para o Sabaton (Suécia) em Juiz de Fora

Hagbard oferta um verdadeiro disco de Folk Metal, com direito a todo o clima que o gênero busca exaltar nas suas músicas. Momentos com destacadas passagens sinfônicas, como na “Warrior’s Legacy” (primeira música composta pela banda), aliado à bons momentos de guitarras, com melodias perfeitamente encaixadas na proposta do Folk Metal, como em “Berseker’s Requiem” e “Sail to War”.

Com os vocais guturais de Igor Rhein, a banda opta por utilizá-los por completo, contando apenas em “Hidden Tears” com vocais femininos de ótimo gosto, diga-se de passagem, com a talentosa vocalista Vitória Vasconcelos, que também empresta seus vocais de apoio em outras duas faixas do disco. E já que falamos em participações especiais, merece menção o violinista Vinicius Faza, que trouxe o instrumento para o disco e dando um toque ainda mais refinado ao som do Hagbard, especialmente em “Let Us Bring Something For Bards To Sing”.



Momentos mais pesados que fazem a festa dos fãs mais exigentes ficam por conta de “Dethroned Tyrant” (ótimos coros também são destaques aqui) e “March to Glory” (assista ao vídeo clipe acima).

Todo o trabalho apresentando em “Rise of the Sea King” é digno de elogios, já que apesar do Brasil possuir vários nomes do gênero lançando trabalhos nos últimos anos, nem todo grupo consegue ser coeso e fiel às raízes do Folk Metal como a Hagbard se mostrou aqui. Corra ouvir já.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Island Press

Ficha Técnica
Banda: Hagbard
Álbum: Rise of the Sea King
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Folk Metal
Selo: Independente 

Formação
Igor Rhein (Vocal)
Danilo Marreta (Guitarra) 
Tiago Gonçalves (Guitarra) 
Gabriel Soares (Teclados)
Rômulo “Sancho” (Baixo) 
Everton Moreira (Bateria)



Tracklist
01. Eulogy Of Ancient Times
02. Warrior’s Legacy
03. Berserker’s Requiem
04. Mystical Land
05. Let Us Bring Something For Bards To Sing
06. Sail To War
07. March To Glory
08. Hidden Tears
09. Dethroned Tyrant
10. Until The End Of Day

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: