quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Hammerfall: Voltando Renovado em Seu Melhor Disco dos Últimos Anos

Após trabalhos pouco expressivos, grupo retorna renovado em um dos seus melhores discos

Assim como um relacionamento constante e de muitos anos, também dentro de uma banda, às vezes, há um desgaste da relação que acaba afetando a produção musical, algo que a banda sueca Hammerfall abertamente afirmou estar sofrendo até fazer sua pausa em 2013.

Com a promessa de que voltariam renovados em 2014, a dúvida que pairava era se o grupo seguiria aquela vertente mais pesada e menos Power Metal, ou se voltaria suas forças a este gênero do Metal no qual Hammerfall é um nome referência.

Banda virá ao Brasil no fim do ano para shows com Edguy, incluindo 06 de dezembro em Porto Alegre/RS

Justiça foi feita e o quinteto retornou com “(r)Evolution” (2014) (via Nuclear Blast). Um álbum realmente com a cara do Hammerfall (e não aquela bizarrice do álbum anterior), com força para figurar entre os principais lançamentos nesses mais de 20 anos de carreira.

Joacim Cans volta como um dos melhores vocalistas do Power Metal, com sua voz inconfundível, e neste trabalho pode-se dizer que superou a si e traz sua melhor performance. 

Banda retorna ao seu som característico e com grande maturidade agradará aos antigos fãs

As guitarras de Pontus Norgren e Oscar Dronjak mostram-se inspiradas como há muito não se via e a dupla desfila ótimos riffs e solos de tirar o fôlego, como nos bons tempos.

Já em “Hector’s Hym”, que exalta o mascote da banda que retorna às capas dos álbuns da banda (do mesmo desenhista clássico da banda Andreas Marschall), mostra que temos um álbum de qualidade, remetendo aos ótimos momentos de discos como “renegade” (2000) e “Crimson Thunder” (2002). Tanto é que a música é o vídeo clipe de trabalho do álbum.



A faixa-título também é destaque, realmente mostrando muita força e esta fase renovada. “Bushido”, que foi o primeiro single do álbum, é apenas mediana, comparada às melhores do trabalho, como as já citadas e também “We Won’t Back Down”, “Origins”, “Evil Incarnate” (a mais pesada do álbum) e “Wildfire”, bastante rápida e finalizando um disco de tirar o fôlego.

Juntando a sede de dar a volta por cima, aliada à volta do produtor dos dois primeiros álbuns, Fredrik Nordström, e ao fato de que o Power Metal, neste fim da primeira metade desta década parece estar respirando novamente, não soando mais tão datado como nos últimos anos, faz com que “(r)Evolution” seja, sem exageros, um novo divisor de águas para o Hammerfall e um dos mais importantes lançamentos do Power Metal mundial em 2014.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Hammerfall
Álbum: (r)Evolution
Ano: 2014
País: Alemanha
Tipo: Power Metal
Gravadora: Nuclear Blast

Formação
Joacim Cans (Vocal)
Oscar Dronjak (Guitarra)
Pontus Norgren (Guitarra)
Fredrik Larsson (Baixo)
Anders Johansson (Bateria)


Tracklist
01. Hector’s Hymn
02. (r)Evolution
03. Bushido
04. Live Life Loud
05. Ex Inferis
06. We Won’t Back Down
07. Winter Is Coming
08. Origins
09. Tainted Metal
10. Evil Incarnate
11. Wildfire

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: