sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pop Javali: O Javali Vai Invadir Seus Ouvidos!


É sempre legal e bonito observar grandes revelações se destacando no meio do Heavy Metal nacional ou em qualquer gênero dentro Rock, obrigação mais do que necessária para nós, fãs apaixonados e atentos, de saber o que as bandas novas têm a nos oferecer e mostrar, para que num futuro não tão distante, quem sabe possam chegar em um nível de banda lendária. Mas no caso do Pop Javali, que apesar de estar na ativa desde 1992, vem experimentando o termo "revelação" nesse ano de 2014, lançando apenas o segundo álbum de sua discografia, “The Game Of Fate”.

Os naturais de Americana (interior de SP), que de Pop não tem nada, apresentam um Hard Rock esplêndido, moderno e corpulento, cheio de grandes inspirações de bandas dos anos 70 e 80, como Led Zeppelin, Deep Purple, Rush e Van Halen, mas que não poupa em diversidade e boas ideias, o que também a difere das demais, trazendo influências de bandas de Prog Rock e do Rock N’ Roll clássico. Também tiveram a honra e a oportunidade de abrir shows para grandes lendas e bandas mais conhecidas, como Deep Purple (2011), Ugly Kid Joe (2012) e Uriah Heep mais recentemente, mas somente essas realizações não eram suficientes para a banda, pois faltava ter o reconhecimento dos meios de comunicação, provar sua capacidade, e claro, conquistar uma leva de fãs.


Mas antes de dar continuidade a este review, eu volto a ressaltar, para quaisquer um na cena, que deixem e parem, de uma vez por todas, de ficar se prendendo a ‘rótulos’ dentro do Hard Rock, seja qual for o tipo, porque tem muita coisa boa que é deixada de lado por conta desse marasmo e preconceito que várias pessoas ostentam. E um exemplo é esta que vos falo, que já carrega 22 anos de estrada, mas que só vem ganhando carinho agora. Mas como costumo dizer: “Onde há vontade, há um caminho”, e é bem isso que o Pop Javali buscou durante todos esses anos, e começa a colher resultados de forma merecedora.




Voltando a falar do disco, vale ressaltar a qualidade e a técnica dos músicos Marcelo Frizzo (vocal e baixo), cujo vocal tem uma forte semelhança com o timbre do Phill Collins; Jaéder Benossi (guitarra), que executa riffs matadores e solos inspirados; Loks Rasmussen (bateria), com uma pegada bem sólida e "malícia" nas baquetas. E não podemos esquecer-nos da ótima produção, que ficou sob a batuta dos irmãos Andria e Ivan Busic (Dr. Sin), ajudando a deixar tudo ainda mais bem feito. O álbum também foi gravado e mixado no estúdio dos Busic, Sonacta 84.


As faixas dispensam comentários! Cada uma delas nos deixa em sintonia com a banda, realmente surpreendendo positivamente. “Lie To Me”, que magistralmente abre o álbum de maneira pesada, quem ouvir já vai começar a bater cabeça na certa; “Healing No More” já apresenta uma pegada mais Rock N’ Roll, de maneira bem simples, mas com um refrão de fácil assimilação; Mas as que realmente mais me prenderam e impressionaram, e que ouvi várias vezes até cansar (na verdade ainda não cansei! hehehe), são as faixas “Road To Nowhere”, “A Friend That I’Ve Lost”, “Wrath Of The Soul” e “Enjoy Your Life” (essa com certa influência do Dr. Sin), as que mais definem a característica e a proposta da banda, na minha opinião.

Tons de genialidade estão em “Free Men” e “I Wanna Choose”, que tem uma mescla perfeita entre o Hard e o Prog. Melhor dizendo, são as mais Hard Prog do disco.

Até o momento, e com toda minha sinceridade, é o melhor disco nacional lançado nesse ano, e que também tem que ser um disco referência para muita gente que quer começar a montar uma banda, e obrigatório na coleção de qualquer sujeito.

Ponha o disco pra rodar, porque o Javali irá invadir o seus ouvidos. 

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha técnica:
Banda: Pop Javali
Álbum: The Game Of Fate
Ano: 2014
País: Brasil
Estilo: Hard Rock
Selo: Oversonic Music
Produção: Andria e Ivan Busic

Formação
Marcelo Frizzo (vocal e baixo)
Jaéder Benossi (guitarra)
Loks Ramussen (bateria)



Tracklist
01. Lie To Me
02. Healing No More
03. Mindset
04. Road To Nowhere 
05. Anything You Want
06. Do For Me
07. Not Enough
08. My Own Shield
09. Disilusions Of Mind
10. No Reason to Be Lonely


Nenhum comentário: