segunda-feira, 8 de setembro de 2014

“The Art of Vengeance”: Mais Um Petardo Padrão de Qualidade Nervochaos

Novo álbum mantém a constante evolução da banda

Não é novidade que o NervoChaos, a cada lançamento, parece superar a si mesmo, seja em termos de peso, seja na maturidade das composições. Também pudera, esse nome tem quase duas décadas de história (completou 18 anos hoje!) e agora que o baterista e mentor Edu Lane passou a se dedicar exclusivamente à banda, temos visto regularmente novidades do quarteto, sendo talvez um dos que mais tem se apresentado ao vivo em 2014.

Com uma bagagem que a coloca como uma das maiores referência nacionais no Death Metal, recentemente os paulistas lançaram “The Art of Vengeance”, disco que saiu via Cogumelo Records (distribuição Voice Music), trazendo 12 faixas, uma sendo cover para “Lightless...” da lendária Headhunter D.C.

Já que a dosagem de peso não é a palavra de ordem, a pancadaria rola do começo ao fim, já de cara com “The Harvest” sabemos que teremos um disco do nível a que já estamos habituados quando o assunto é NervoChaos.

Mas quem esperava uma “violência sonora” como em “To the Death” (2012) ficará surpreso, já que, mesmo soltando toda a agressividade, neste trabalho há momentos de variação rítmica e um trabalho ainda mais lapidado nas guitarras, com riffs e solos sensacionais de Guiller e Quinho, inclusive com alguns momentos mais pesados arrastados, como na parte final de “The Devil’s Work” (confira vídeo clipe oficial abaixo).



Esta formação já está mais do que integrada e vai se tornando, a cada lançamento, uma das melhores, se não a melhor, fase do grupo. Os vocais de Guiller encaixam perfeitamente na proposta, o baixo do jovem Felipe também incendeia a sonoridade do grupo que tem a bateria rápida e carregada de Lane, uma referência no Death Metal.

Contando com produção de Alex Azzalli e engenharia de Daniel Escobar e Felipe Eregion (da banda Unearthly), o disco alcançou uma qualidade absurda, não deixando de soar pesado e orgânico, mas também audível, afinal de contas, como sempre digo, underground não é sinônimo de relaxamento. Aliado a isso, a parte gráfica, com capa de Marco Donida representa muito bem a crítica e a sonoridade que encontramos no álbum. 

Neste novo disco, merece especial menção faixas como “From Below and Not Above” (insana e pesada!), “Rotten Moralism” (desfilando riffs e um ótimo refrão), “Shadows of Destruction” (que beira o Black Metal num certo momento) e “What is Dead MayNever Die”, com um começo sensacional até descambar na pancadaria geral. 

"The Art of Vengeance" certamente será lembrado nas listas de melhores discos de 2014


Não bastasse lançar um dos melhores discos de 2014, acompanha o CD o DVD “Warriors on the Road II”, continuação do apresentado no DVD de aniversário (confira matéria aqui). Mantendo a mesma qualidade, traz a passagem da banda pela Europa e turnê no Brasil, assim como no primeiro DVD mostrando cenas de shows e todo o dia a dia do grupo, contando com dois shows completos: "Ao Vivo no Roça' n' Roll Festival" e "Ao Vivo CCJ". Item para além de apenas fãs da banda, mas também para quem quer ter uma ideia de como é a vida em uma banda de Metal extremo que vive o que toca.

Que a NervoChaos já dispensa apresentações e é garantia de um ótimo trabalho a cada álbum, é fato. Porém, nem por isso merece menos que ótimos elogios pelo trabalho incrível no underground do Metal extremo, sendo um grupo que realmente vive o que prega, não possui apenas pose. Já é lenda nacional. Corra ouvir o seu “The Art of Vengeance”.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Metal Media

Ficha Técnica
Banda: NervoChaos
Álbum: The Art of Vengeance
Ano: 2014
País: Brasil
Tipo: Death Metal
Selo: Cogumelo Records
Compre o seu:

Formação
Guiller (Vocal e Guitarra)
Quinho (Guitarra e Vocal de Apoio)
Felipe (Baixo e Vocal de Apoio)
Edu Lane (Bateria)




Tracklist
01. The Harvest
02. For Passion Not Fashion
03. The Devil's Work  
04. Betrayed
05. From Below and Not Above
06. Blood Ritual 
07. Rotten Moralism
08. Shadows of Destruction
09. Ghost of the Past
10. What is Dead May Never Die
11. The Legacy Is Pain
12. Lightless (Headhunter D.C. tributo)

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: