quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Torture Squad: Para Não Esquecermos do Regime Militar

Banda segue em turnê nacional e internacional divulgando "Esquadrão de Tortura"

O Metal, de modo geral, possui várias vertentes temáticas, mas definitivamente sua maior fonte de inspiração é a História, tanto que muitos headbangers acabam buscando conhecer mais sobre os fatos que inspiram os seus ídolos a comporem álbuns, sejam eles conceituais ou não.

Sabedores disso, o trio brasileiro de Thrash Metal Torture Squad, referência que leva o nome do Metal pesado nacional para o mundo todo, lançou em 2013 “Esquadrão de Tortura”, álbum que já não é novidade, mas merece sempre ser lembrado e apresentado (essa é nossa função aqui no Road) para quem também busca conhecer novos (e ótimos) lançamentos.

Apesar de certo estranhamento inicial, fãs já se acostumaram com os vocais de André Evaristo

Marcando a estreia de André Evaristo como vocalista (responsável também pelas guitarras da banda), a Torture Squad ousou em trazer para a temática completa do disco a Ditadura Militar, período negro na história brasileira e que, por fatores que fogem o objetivo da matéria, há quem deseja sua volta.

Para mostrar que o trio, que ainda conta com o grande baterista Amilcar Christófaro e o Castor no baixo, fez bem o estudo de casa, a edição nacional traz, além de um encarte/pôster com as letras em inglês, um encarte explicando (em português!) com fatos da História cada uma das faixas, um deleite aos interessados no assunto e uma introdução ao pessoal que talvez não gostasse de estudar o Regime Militar na escola. A edição faz valer cada centavo do investimento.



Em termos sonoros, é um dos trabalhos mais maduros do grupo, mas não o mais pesado. Pelo contrário, elementos mais “melódicos” se fazem presentes e, na minha humilde opinião, é um diferencial deste trabalho, que também conta com o vocal mais rasgado e agudo de André, contrastando com do ex-vocalista Vitor Rodrigues (atual Voodoopriest).

Gravação do vídeo clipe "No escape From Hell"
A primeira faixa já pode ser considerada candidata a clássico da banda, tanto é que “No Escape From Hell” se tornou o primeiro vídeo do álbum, lançado recentemente (confira matéria aqui). “Pull the Trigger” segue no ótimo nível, chegando em “Pátria Livre”, única faixa totalmente em português e com a participação especial de João Gordo (Ratos de Porão).

Disparadamente, a obra-prima do álbum é “Architecture of Pain”, com o início de um discurso de anúncio do Ato Constitucional Nº5 (que deu poderes maiores poderes ao Regime e aumentou drasticamente a censura). A variação da faixa mostra a habilidade e qualidade técnica e de composição do trio.

Um dos pontos fortes do disco são, além dos riffs esperados, ótimos solos, mostrando que Evaristo pode não ser revolucionário em termos de seus vocais, mas definitivamente é um dos melhores instrumentistas do Thrash Metal da atualidade (em todo o mundo). Ouça faixas como “In the Slaughterhouse” e confira.

Amilcar dispensa comentários. Um baterista de mão cheia e um dos músicos mais respeitados da cena extrema brasileira, levanta a bandeira do TS sempre mostrando enorme paixão pelo que faz, seja compondo e executando sua bateria inspirada, seja nas entrevistas (confira nossa exclusiva aqui). Da mesma forma Castor, figura responsável por ofertar um clima pesado num baixo “na cara”, como sempre.

Apesar de citar algumas faixas, “Esquadrão de Tortura” é um disco muito homogêneo, um trabalho que recebeu ótimas críticas e figurou nas principais listas de melhores álbuns de 2013, com todo mérito, afinal, não basta ser uma instituição do Metal (algo que a TS já é há tempos), mas ousar e sair do lugar comum a cada disco, não importa se passado por mudança tão drástica como a saída de um vocalista. A banda vai colher muitos frutos ainda com este trabalho que, sim, pode receber a alcunha de iminente clássico nacional, em todos os sentidos.

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação/Jordan Rafael
Assessoria: Island Press

Banda: Torture Squad
Álbum: Esquadrão de Tortura
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal
Gravadora: Substancial Musica

Formação
Castor (Baixo e Vocal de Apoio)
Amílcar Christófaro (Bateria e Percussão) 
André Evaristo (Vocal e Guitarra)


Tracklist
01 - No Escape From Hell
02 - Pull The Trigger
03 - Pátria Livre
04 - Wardance
05 - Archtectur Of Pain
06 - Never Surrender
07 - In The Slaughterhouse
08 - Conspiracy Of Silence
09 - Nothing To Declare
10 - For The Countless Dead
11 - Fear To The World
12 - A Soul In Hell (Bonus Track) 

Acesse e conheça a banda

Nenhum comentário: