domingo, 16 de novembro de 2014

Behemoth Em Novo Hamburgo - O Show do Ano no RS


No dia 06/11, o Teatro FEEVALE, em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, foi palco do show do ano aqui no Rio Grande do Sul. Um dos maiores nomes do Metal Extremo atual, o BEHEMOTH, trouxe a turnê THE SATANIST ao Brasil e o pontapé inicial, se deu na capital nacional do calçado.


Mas uma dúvida ainda pairava no ar, afinal, o local escolhido para o evento é um dos melhores Teatros do país. E convenhamos, shows de Metal, ainda mais, de uma vertente mais brutal e extrema, são raros e, por aqui, ainda não havia acontecido. Como seria assistir a um show dessa vertente do Metal, em cadeiras confortáveis? A resposta viria logo em seguida.


Logo na chegada, a recepção, informações e acomodações se mostraram excelentes. Isso mostra que independente do público, o respeito e educação devem prevalecer. Ponto mais que positivo para a organização do evento.


Exatamente no horário marcado (mais um ponto positivo a se ressaltar), a DYING BREED sobe ao palco para executar aquele Death Metal old school, influenciado por nomes como Morbid Angel, Entombed, Cannibal Corpse, etc. Foramada por Leonardo Schneider (vocal), Ariel Boesing e Felipe Nienow (guitarras), Fabrício Bertolozi (baixo) e Diego Pereira (bateria), a banda trouxe toda garra e violência inerentes ao estilo, aliando o peso das guitarras ao vocal gutural e, mostrando que apesar de relativamente “nova”, a experiência dos músicos faz a diferença. Um set brutal, que foi bem mais do que um aquecimento para a atração principal. Prova que, em se tratando de Metal Extremo, estamos mais do que bem representados!


Setlist – DYING BREED:

SENTENCE TO DEATH;
KILL THE BETRAYER;
AN EYE FOR AN EYE;
PSYCHOTIC;
CORPORAL RITES;
CAST IN STONE;
BATALLION OF HELL


Após um pequeno intervalo, sobem ao palco Márcio Makbo (produtor) e Renato Gimli Sanson (Assessor de Imprensa) para agradecer a presença do público e chamar ao palco a grande atração da noite. Foi então que, os cerca de 800 headbangers presenciaram a volta, dez anos após a primeira passagem pelas terras gaúchas, de uma das maiores bandas da cena atual.


Cercado por polêmicas, o BEHEMOTH estava de volta! Enquanto Inferno se posicionava atrás de seu kit de bateria, Seth (guitarra) e Orion (baixo) ficaram um em cada lado, esperando pela entrada do líder e mentor do grupo. Nergal (vocal e guitarra) entra no palco empunhando duas tochas e de costas para o público.


Abrindo com Blow Your Trumpets Gabriel, o grupo levou o público ao delírio. Som, iluminação e clima perfeitos! Além de músicos de extrema qualidade, a banda conta com uma performance que tem muito traços teatrais, muito bem ensaiados e encaixados em cada faixa apresentada. Nergal, com toda a certeza, é um destaque a parte. Por mais que o restante do grupo seja acima da média e, que tenha uma movimentação de palco bastante dinâmica, o vocalista tem uma presença de palco fantástica, por vezes hipnótica.


 Abusando da brutalidade e também de uma técnica apurada, o grupo dá seqüência ao show com Ora Pro Nobis Lucifer, muito bem recebida pelo público, que, diga-se, de passagem, estava em total sintonia com a banda. Conquer All, Decade of Therion, As Above So Below e Slaves Shall Serve deram seqüência ao massacre sonoro e precederam um dos grandes clássicos do grupo: Christian To The Lions, um dos principais pontos do show, é a intensidade com que a banda executa suas músicas.


Um perfeito entrosamento, as variações de posicionamento dos músicos, a técnica estupenda do baterista Inferno, também devem ser ressaltados. Orion também merece destaque. Mas a presença de Seth se mostra fundamental ao grupo, pois além de excelente músico, a segunda guitarra deixa Nergal mais solto pelo palco para usar e abusar de sua teatralidade e criatividade. Nem parece que até pouco tempo atrás, o músico travou uma severa batalha contra a leucemia.


Ov Fire and the Void, Alas, Lord is Upon Me e a fantástica At the Left Hand ov God também se fizeram presentes num set que privilegiou obviamente o mais recente trabalho. O encerramento se deu com a execução de O Father, O Satan, O Sun! onde o grupo surgiu com as máscaras utilizadas na divulgação tanto do álbum como da turnê. Um encerramento pra ficar na memória de todos os presentes. Um show histórico.


Ficam aqui algumas considerações. O local escolhido para o show foi excelente. Tratamento dispensado ao público, acomodações, acústica, perfeitos. O único senão, talvez seja à distância da capital, mas que na realidade não serve como empecilho para quem realmente quisesse assistir ao show. Organização perfeita, principalmente no que se refere aos horários estabelecidos. Isso mostra um grande respeito pelo público. E também, os preços bastante acessíveis. Parabéns ao Márcio Makbo e ao Leonardo Schneider pela iniciativa e organização do evento! Afinal, o show do ano merecia uma estrutura como essa!


Setlist - BEHEMOTH:

BLOW YOUR TRUMPETS GABRIEL;
ORA PRO NOBIS LUCIFER;
CONQUER ALL,
DECADE OF THERION;
AS ABOVE SO BELOW;
SLAVES SHALL SERVE;
CHRISTIAN TO THE LIONS;
THE SATANIST;
OV FIRE AND THE VOID;
FUROR DIVINUS;
LUDZIE WSCHODU;
ALAS, LORD IS UPON ME;
AT THE LEFT HAND OV GOD;
CHANT FOR ESCHATON 2000;
O FATHER, O SATAN, O SUN!


Cobertura por: Sergiomar Menezes
Fotos: Felipe Pacheco
Edição/revisão: Renato Sanson




Nenhum comentário: