quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Entrevista - Maestra: Heavy Metal Virtuoso, Orgânico e Sem Barreiras


 O Maestra é uma recém formada banda, contando com um time de músicos de alta capacidade, alguns já com larga experiência no cenário, tendo até trabalhado com artistas do exterior.
O núcleo da banda já estava praticamente formado, pois vários dos músicos gravaram o mais recente álbum do Eterna, "Spiritus Dei", e, em seguida, completando a formação, sairiam em turnê de divulgação desse trabalho, porém devido a alguns problemas, que o vocalista Neno Fernando também relata nesta entrevista, isso não ocorreu, começando então, a história do Maestra. 

Confira a conversa que tivemos com Neno Fernando e José Cardillo, e saiba mais a respeito dessa banda que já nasce cercada de grandes expectativas, e não é pra menos, face a qualidade e capacidade dos envolvidos.  Clic Here to read english version


RtM: Como surgiu a ideia de formar a “Maestra” e como vocês chegaram aos nomes que consideravam ideais para o grupo? Diga-se de passagem, um time de músicos de alta qualidade
Neno Fernando: Tudo ocorreu naturalmente, algo que parece já estava preparado para nós, apenas aguardando o momento certo e o momento chegou.
Tudo ocorreu em uma noite fria do mês de Outubro na casa do Cardillo, quando minha esposa deu o nome, eu já havia pensando em algo parecido tipo “MAESTRIA” mas do nada ela disse: MAESTRA, na hora refletimos e sentimos um nome com força e poder, como estávamos procurando, um nome curto, forte e com maestria, que tivesse a ver com nossa profissão de professores também.

Sobre o Line up , a banda já estava praticamente formada antes mesmo de se tornar Maestra, pois seria a banda que iniciaria a Turnê oficial do álbum "Spiritus Dei", do Eterna, mas infelizmente, ou felizmente, fomos impedidos de continuar o trabalho, sem nenhuma explicação, simplesmente nos impediram de trabalhar. Agora o foco é 100% no MAESTRA.



RtM: A questão com o Eterna, pelo que entendi,  tem alguém que detêm os direitos do nome e resolveu não abrir mão agora, impedindo da nova formação continuar? Problemas contratuais?
Neno Fernando: Quase isso. Na verdade a pessoa que criou o nome, passou-nos o direito de usar o nome, mas passando um mês, simplesmente do nada e sem explicação alguma, resolveu que não deveríamos seguir com nome.

RtM: E vocês chegaram a alguma conclusão?
Neno Fernando: Pelo que percebi ele irá voltar a formação antiga, a primeira formação da banda, isso já era de se esperar vindo de alguns ex-integrantes antigos, pois até fomos alertados que ao sair o disco “Spiritus Dei” os membros antigos poderiam começar a dar a cartada deles, pois enquanto a  banda não lançava nada novo, estavam em silêncio, eles estavam quietos, foi só lançarmos o novo disco, pronto, aconteceram essas coisas.


RtM: Você deve ter ficado bem surpreso e decepcionado?
Neno Fernando: Fiz o que fiz por que gostava de trabalhar na banda, sempre fizermos o que deveríamos fazer para o bem da banda e do público, a banda estava acabada quando entrei, eles queriam acabar, e eu acredito que dei um sangue novo. Engraçado que quando a banda precisou alguns dos ex-integrantes simplesmente viraram a cara para o Eterna, isso pessoas ligadas à banda me falaram várias vezes, e quando eles percebem que a banda estava voltando e com força, eles começaram vir atrás. 

Realmente não consigo entender, me senti usado mesmo, produzi o álbum no meu estúdio, fiz o disco inteiro praticamente sozinho. Mas, infelizmente acontece uma dessas, uma decepção sem tamanho, realmente foi algo que nos deixou muito decepcionados, éramos amigos, durante 5 anos fomos como irmãos, mas infelizmente eu e o Zé (José Cardillo) ficamos na mão de repente. Mas Deus nos deu o Maestra, na verdade, como falei antes, esse era o time do Eterna que sairia em tour, iríamos detonar, tocar muito e já estávamos com 8 músicas novas para o próximo álbum, deixa eles... Seguimos em frente.
Agradeço demais o carinho e apoio de todo público do Eterna nesses cinco anos, mas Eterna pra mim é página virada.


RtM: Certo Neno, obrigado pelas informações aos fãs, e aguardemos o outro lado também se manifestar. Seguindo em frente, conte pra gente também a respeito do conceito musical do Maestra, além do conceito lírico e das principais diferenças desta para outras bandas que vocês já participaram, como Eterna, por exemplo, que lançou recentemente o   “Spiritus Dei”.
Cardillo: O Spiritus Dei foi uma álbum voltado e focado exclusivamente para o público cristão (católico), por isso, houve certas restrições na parte de composição instrumental, assim como no idioma, que foi  direcionado ao português.
 Já no Maestra, o objetivo é colocar em prática ideias que não pudemos utilizar em outros trabalhos, e abordar um estilo que particularmente gostamos muito, que é o Heavy Metal mais voltado para o virtuosismo e músicas elaboradas, utilizando todos os recursos e técnicas que o estilo exige.

Neno Fernando: No Maestra tudo ocorre como eu sempre sonhei em uma banda, temos a liberdade de experimentar, testar, isso ou aquilo, sem medo algum, sem dever nada a ninguém que por algumas vezes bate de frente com suas opiniões e fundamentos.
No Maestra, nós compomos a banda inteira, todos dão idéias e sugestões, temos isso, maturidade, aprendemos muito com o tempo, a vida nos ensina sempre, por isso é importante cairmos para levantarmos mais fortes.

Falaremos muito sobre o nosso cotidiano em nossas letras, nosso dia a dia, a loucura que passamos ao morarmos em uma cidade gigante como São Paulo, falaremos sobre ações e atitude da raça humana, das mudanças de temperamentos que as pessoas têm, da falsidade do Homem e iremos passar muita coisa positiva também, como auto ajuda, espiritualidade e positivismo, ou seja, iremos abranger todo os elementos, Terra, Água e Fogo.


RtM: Ainda sobre o trabalho no Eterna, vocês já nos falaram o porquê de priorizar as letras em português, tendo apenas duas em inglês. No Maestra vocês pretendem direcionar para o inglês ou nas duas línguas, dependendo do feeling de vocês?
Cardillo : Devido ao gênero que seguiremos, utilizaremos a língua inglesa, pois é a que melhor se encaixa nos padrões do estilo.
Neno Fernando: Sim optamos por fazer o disco todo em inglês, possivelmente no futuro, lançaremos 1 ou 2 músicas em inglês, mas o foco agora é totalmente em inglês, pois pretendemos lançar o Maestra em outros países. Nossos objetivos são esses, queremos mostrar todo o trabalho da banda, tanto no Brasil, Europa, Japão e se der USA.


RtM: Falando nesse grande grupo de músicos, vem também uma grande responsabilidade pela expectativa que se cria, pela qualidade de cada um dos envolvidos. Como vocês estão se sentindo nesse início, nas composições que estão nascendo e o que o público pode esperar do Maestra?
Neno Fernando: A palavra é : Empolgados, estamos muito empolgados com o resultado, com certeza, o time foi escolhido a dedo e a sonoridade está tomando um rumo que realmente não esperávamos estamos realmente satisfeitos com o Maestra, estamos fazendo exatamente aquilo que sempre gostaríamos de fazer.

Cardillo: Estamos nos sentindo muito felizes e focados. Com a consciência da responsabilidade de realizar um grande trabalho. Mas também respeitando o andamento natural das coisas, sem pressão e com o maior cuidado possível, para a criação de uma grande obra.


RtM: A produção está sendo feita pela própria Banda?
Neno Fernando: Sim, a produção esta sendo feita por mim, como foi feito o álbum "Spiritus Dei" do Eterna, que foi lançado no meio deste ano.
Tenho um estúdio, o baterista Fabiano Manhas também, nós preparamos as guias, mandamos para ele, ele grava todas as bateras, edita e manda para mim, dai damos continuidade nas gravações.
Tudo soa muito orgânico e musical.


RtM: E vocês se deram um tipo de prazo para ter material suficiente? Vocês já tinham composições ou ideias de músicas antes de anunciar a criação da banda e fechar a formação?
Neno Fernando: Bom, temos um prazo inicial, mas sabemos que se tratando de gravação e produção sempre damos aquela esticadinha (risos), Natural mesmo, mas tudo está acontecendo muito rápido com o Maestra, creio que no primeiro semestre estaremos lançando o disco sim, como é de nosso prazo.
Sobre as músicas, temos algumas músicas que foram descartadas no Eterna, são músicas excelentes e com certeza iremos usá-las nesse novo disco do Maestra.

Cardillo: Temos um foco inicial de lançarmos um single ainda este ano, e o álbum debut em 2015, de preferência, no primeiro semestre, mas tudo dependerá do andamento natural das atividades.
Temos 8 músicas já compostas, mas não significa que todas serão utilizadas, pois dependerá da sonoridade do álbum. Precisamos de músicas que componham um álbum denso, técnico, marcante e uniforme.


RtM: E, claro, apesar de todos os envolvidos já terem um bom reconhecimento no cenário musical, certamente muitos vão ter recém o primeiro contato com o Maestra e o trabalhos de vocês, e esta entrevista também está sendo disponibilizada em inglês, para os leitores do Road de outros países, gostaríamos que você e o José Cardillo falassem sobre o trabalho de vocês, quando iniciaram na música, influências e inspirações?
Neno Fernando: Eu iniciei na música, quando eu tinha 6 anos de idade, no dia em que minha irmã me deu o primeiro violão, logo em seguida minha mãe me colocou em um conservatório de música, estudei poucos meses e só voltei a estudar música quando eu tinha 13 anos, ai já iniciei canto, estudei canto por 8 anos e comecei então a jornada como professor de técnicas vocais onde ministro aulas de canto por quase 20 anos.

Sempre gostei de Michael Kiske, James Labrie, Rush, Queen, Queensryche, Skid Row e por ai vai, nunca parei de pesquisar sobre minha voz e evoluir a minha musicalidade, sempre tive o apoio dos meus pais, e devo muito à eles.
Comecei meu trabalho profissional com bandas em 1999, cantando em bandas como Abstract Shadows, Portrait e Eterna.

Cardillo: Comecei minhas atividades em 1981, aos 7 anos de idade, no piano erudito. Meu primeiro contato com o teclado com o teclado foi aos 10 anos, depois que ouvi o álbum “1984”, do Van Halen, então recém-lançado. A partir daí, passei a estudar os 2 instrumentos separadamente.
Meu primeiro show foi em 1987, aos 13 anos de idade, com uma banda de colegas de escola.
A partir daí não parei mais. Realizei trabalhos com bandas importantes da cena nacional, como o Holy Sagga, o Abstract Shadows e o Eterna; e participei de projetos importantes, como o William´s Shakespeare Hamlet, Soulspell Parte I, etc.

Toquei também com artistas internacionais, como Roland Grapow e Germán Pascual.
Além das minhas atividades musicais, sou também professor de piano erudito, popular, teclado e teoria musical, com muitos alunos e ex-alunos atuantes na cena.
Minhas principais influências são bandas clássicas de Heavy Metal, Hard Rock, AOR, Prog-Metal, Neo-Clássica; e artistas Pop Americanos e Europeus, principalmente das décadas de 70 e 80.


RtM: Continuando a conversa a respeito dos músicos envolvidos, gostaria que vocês comentassem primeiro sobre o Carlos Kippes (guitarrista), que toca no tributo ao Rainbow, com certeza vai trazer um grande trabalho de guitarras, unindo a parte mais clássica e uma abordagem mais moderna, acredito eu, e isso mostra também que vocês se preocuparam em escolher detalhadamente os envolvidos, abrindo um grande leque de possibilidades.
Cardillo: Exatamente. O Kippes trabalha comigo no Rainbow Tribute Brazil e é professor de guitarra, além de ser aluno de outro grande nome na cena nacional, o Joe Moghrabi.
 É um músico extremamente comprometido, esforçado e profissional, fora conhecer bastante a cena nacional e muito fácil de se trabalhar. Além disso um grande amigo.
Neno Fernando: O Carlos Kippes, será a primeira vez que iremos trabalhar juntos, sei que é uma excelente pessoa e excelente musico, tenho certeza que ele veio para somar.


RtM: A “cozinha”, como se diz no meio musical, é formada pelo Fábio Manhas, que já é um músico com grande reconhecimento, e no baixo, Vagner Souza, que é mais um grande talento no cenário. Poderia falar um pouco mais dessa dupla?
Cardillo: O Fabiano Manhas é um grande baterista nacional e já, um grande amigo. Pelo pouco tempo de trabalho juntos, já deu pra perceber que veio pra somar e ser fundamental para o projeto, fora ser uma pessoa, que particularmente, possui uma ótica e direcionamento de serviço muito parecida com a minha, aonde além da preocupação de realizar grandes trabalhos, também se preocupa com a área do ensino musical, que é muito nobre.
O baixista Vágner Souza também é um grande amigo e músico. Conheço o trabalho dele já há um certo tempo, mas não havíamos trabalhado juntos até o álbum "Spiritus Dei", do Eterna, onde gravou a música “Turning Back”. Após isso, ele trabalhou comigo na banda Eterna. Um músico fantástico e incrivelmente técnico e nos damos muito bem nos palcos. Com certeza formará ao lado do Fabiano uma “fantástica cozinha”.

Neno Fernando: O Vagner Souza, eu já conheço um bom tempo, eu produzi o disco da outra banda de Ashton Bridge, dei aulas de canto para ele por um tempo, com certeza é um baixista excelente, uma técnica muito apurada, uma pegada precisa além de fazer backin vocals.
O Fabiano Manhas dispensa comentários, quem é do ramo, já conhece a história desse grande músico, e pra nós é uma honra tê-lo conosco.


RtM: E quando teremos uma amostra do trabalho do Maestra?
Neno Fernando: Em Dezembro deste ano , precisamente no Natal, estaremos lançando uma amostra do trabalho, estamos a todo vapor nesse single para lançarmos no Natal e o disco full no primeiro semestre de 2015.

RtM: Muito obrigado pela sua atenção, ficamos no aguardo então dos próximos passos do Maestra, e esperamos em breve fazer nova entrevista, e falando aqui do álbum de estreia também! Fica o espaço para sua mensagem final aos leitores!
Cardillo: Eu que agradeço a oportunidade e a entrevista e gostaria de mandar um grande abraço a todos do Road To Metal, a todos os leitores e aos  que apoiam o nosso trabalho.
Com certeza, estamos empenhados em realizar um grande trabalho, com muito amor e fidelidade a um estilo que gostamos de tocar e ouvir, e acima de tudo, com muito respeito ao ouvinte que aprecia esse gênero.
Grande abraço  a todos !

Neno Fernando: Eu agradeço demais pela força, estamos muito felizes com o Maestra, pois é uma banda criada na união, na amizade verdadeira, na vontade de tocar, de compor, de gravar e fazer uma história, a vida é tão curta né? Precisamos produzir, deixar algo escrito na história do Heavy Metal, mesmo que pequena, mas a história estará ali e ninguém irá tirar isso de nós.
Agradeço a força de todos os amigos de banda que acreditaram no trabalho, a todos os fãs, alunos, amigos músicos, meus familiares e a todos aqueles que sempre torcem para nunca pararmos de fazer aquilo que gostamos: tocar!

Obrigado a todos de coração, fiquem ligados no nossa página oficial do Facebook, no link a seguir:
E também do nosso canal oficial no Youtube:

Valeu a todos \m/



Entrevista: Carlos Garcia
Edição: Carlos Garcia
Revisão: CJ

















Nenhum comentário: