sábado, 6 de dezembro de 2014

AC/DC - "Rock or Bust" : Não Só Pra Completar a Coleção


Depois de "For Those About to Rock..."(1981), o AC/DC oscilou bastante, e teve, claro momentos bons, criando mais alguns hits memoráveis e definitivos, como "Who Made Who", a trilha para o filme "Maximum Overdrive", que serviu também pra dar uma revigorada na banda, depois de dois álbuns que ficaram abaixo das expectativas, e depois tivemos aí "The Razors Edge" (1990), que, aliado à exposição na MTV, foi um grande sucesso, e trouxe mais alguns hits bombásticos, como "Thunderstruck" e "Moneytalks", mas, depois disso, somente álbuns pra completar a coleção, não dá pra tirar algum grande hit depois disso. Pouco para uma lenda, que tem vários clássicos do Rock & Roll no currículo, além do segundo álbum mais vendido de todos os tempos.

Seis anos depois do último álbum, "Black Ice" (2008), que acho que ouvi uma ou duas vezes, vem a confirmação do lançamento de um novo trabalho de estúdio, e, claro, sempre que algum dos "dinossauros" acena com algo inédito, impossível não gerar aquela expectativa e curiosidade. Um pouco reticente (muito até), devido ao que os Young e seus partners vinham fazendo nos últimos anos, não me cerquei de muita esperança de ser mais um álbum para completar coleção.


Mas não é que as primeiras amostras, com "Play Ball", foram animadoras, mas, claro, ainda desconfiado, afinal era uma música apenas, porém, já era muito melhor do que tudo que vinham fazendo, é curta e com riffs e refrão cativantes, aquela marcação característica da bateria e baixo, pra fazer bater o pé e a cabeça, já deu pra sair assoviando! 


E então, parti para ouvir o álbum completo, "Rock or Bust", que nasceu cercado também pelas notícias tristes como a confirmação da doença de Malcolm Young (será o primeiro disco sem ele), e depois a prisão de Phil Rudd, acusado de "encomendar" o assassinato de uns sujeitos (!?), e até brinquei com os colegas de Road to Metal que a banda ia mudar o nome do álbum para "Rocker Busted" (Roqueiro Preso) hehehe!
"Rocker Busted" ?
Pois bem, "Rock Or Bust", a faixa título, já manteve o ânimo, também com aquela marcação característica, aqueles riffs que você já ouviu antes, sabe que é AC/DC nos primeiros acordes, lembrando o riff de "Highway to Hell", bem cativante; e o álbum segue com a já falada "Play Ball" e depois "Rock the Blues Away", formando uma trinca de abertura muito boa, que há tempos não se ouvia em álbuns da banda. Outras que destaco são "Hard Times", "Dogs of War", com uma bela pegada, e "Rock the House", naquela levada bem tradicional (até lembra o riff da "Black Dog").


O play mantém o interesse até o final, com canções curtas e  cativantes, com muito do que já conhecemos do grupo, tendo aí pouco mais de 34 minutos de Rock & Roll para bater o pé e assoviar, com um sorriso no rosto, colocar pra rodar no carro, no churrasco com os amigos, afinal, Rock & Roll se trata antes de tudo, de diversão, e eles estão se divertindo novamente. Claro, dificilmente teremos algum novo clássico como "Let There Be Rock", "High Voltage" ou "Highway to Hell" (sou um cara mais "Bon" do que "Brian"), mas  os caras mostraram que ainda podem produzir boas músicas, não dá pra viver só de passado, e  "Rock or Bust" é o que de melhor produziram desde 1990.

"pam para ram para ram....in rock we trust..."


Revisão: 007
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: AC/DC
Álbum: "Rock or Bust" (2014)
País: Austrália
Estilo: Rock & Roll/Hard Rock
Produção: Brendan O'brien
Gravadora: Albert/Columbia

Line -Up
Angus Young: Guitarras
Brian Johnson: Vocais
Cliff Williams: Baixo
Phil Rudd: Bateria
Stevie Young: Guitarra



Track List
1. Rock or Bust
2. Play Ball
3. Rock The Blues Away
4. Miss Adventure
5. Dogs of War
6. Got Some Rock & Roll Thunder
7. Hard Times
8. Baptism By Fire
9. Rock the House
10. Sweet Candy
11. Emission Control








Nenhum comentário: