sexta-feira, 20 de março de 2015

2º En' Carna Rock Metal Fest : 3 Dias de Muito Rock & Roll, Metal e Companheirismo




Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro Erechim mais uma vez foi palco do "Encarna Rock Metal Fest", que teve sua primeira edição ano passado, e após a muito boa aceitação pelo público e os resultados positivos alcançados, os promotores resolveram prosseguir com o festival, que nesta segunda edição trouxe ainda várias melhorias, fruto da experiência adquirida no fest anterior, sendo que neste, além de um  cast maior e mais ousado, o pessoal implementou melhorias, e podemos dizer que o objetivo foi alcançado, pois o que se viu foi uma evolução do evento anterior, fechando com saldo positivo.

O cast do festival foi muito bem selecionado e diversificado e a aparelhagem não deixou a desejar, VULCANO deu um show a parte, já na chegada encontramos os caras bebendo lá na frente, cumprimentamos eles, conversamos, gente finíssimas, isso explica muito o porque de estarem onde estão. Bandas novas como a Blackened foram destaque pra mim, uma gurizada nova, e com muito talento e energia, que com sua thrashera fudida deixou muito "experiente do Metal" de cara torta. Curti muito também a Zombie Cookbook, som pesadíssimo, presença de palco e visual matadores!
O evento contou com bastante material a venda, seja das bandas, vendendo seus CDs, camisetas, patches, assim como também o famoso hidromel da Alfheim Hidromel.

Balneário Canto do Lazer (Erechim) foi o local escolhido para o festival 
Acredito que sempre se possa melhorar, e no que diz respeito aos preços,creio que eles possam ser mais acessíveis numa próxima edição, assim como a estrutura do lo cal pode ser ainda melhor. Também a galera pode se esforçar um pouquinho mais em apoiar as bandas que (na maioria) viajaram bastante para fazer um som pra nós lá. Assim como as próprias bandas, antes de exigir apoio, devem apoiar também as demais.

Vamos a um resumo dos três dias:

No primeiro dia rolaram as bandas:
ISFET , Krozudos, Apophizus, Bomb Shelves, Bizzare Angel, T.S.F, Mithrubick, Opens Scar e Movarbru.

O pessoal foi chegando ao local do evento, e escolhendo o melhor lugar para acampar, na entrada já dei de cara com o pessoal da Vulcano, sentados no bar tomando uma gelada, não pude deixar de cumprimentá-los de chegada, entre outras qualidades, simpatia e humildade os define.

O fest abriu com a gurizada da Isfet, com seu Black/Death Metal, sonzeira pegada, que mostra que essa galera nova tem tudo pra ir muito longe. Na sequência a banda Krozudos, contando com presenças femininas no baixo e vocal, logo em seguida veio a Apophizys, destilando sempre seu som pesado, também com a presença feminina da batera que toca muito, a Luana. Na mesma noite rolou Bomb Shelves, TSF, Mithrubick, Open Scars, além do Black Metal da Bizzare Angel, e também da Movarbru, um dos shows que mais chamou atenção da galera na noite, praticamente um ritual, parabéns a toda essa galera, desde os mais novos, até a velharia que estiveram presentes nessa noite. Outro fato bem legal, não lembro de ter visto registro de brigas ou tumultos, Bangers e Rockers sempre dando exemplo de civilidade.

O Metal e o Rock & Roll comandaram nesses 3 dias
No segundo dia rolaram as bandas:
Manycomycos, Thy Legions, Blackened, Carrasco, Epitaph, Storm Steel, Imortal Perséfone, Asper, South Legion, Symphony Draconis, Flesh Grinder, Zoombie CookBook e VULCANO \m/ (clique no nome da banda para assistir entrevista feita pela produção do evento)

No sábado o som começou próximo ao meio dia, nesse dia rolaram bandas de vários estilos, como a Manycomycos de Punk/Crossover, Epitaph de Heavy Metal, Blackened banda de Thrash de uma gurizada nova, numa pegada Violator que agitou muito; contando também com o som da Carrasco, Storm Steel, Asper, Imortal Perséfone, o Black Metal do trio Thy Legions; Symphony Draconys, que é uma banda que cresce cada vez mais; a sonzeira da Flesh Grinder, que com muita técnica conquistou a atenção do público, South Legion segurando o peso do som com apenas uma guitarra e um vocal agressivo fizeram o público agitar, destaque também para a Zoombie Cookbook que fazem um som pesado, com uma presença de palco e visual matadores, e pra fechar esse dia de muito som, os veteranos da Vulcano arrebentaram, fazendo jus a tantos fãs e admiradores.

Patrick (primeiro à esquerda), um dos organizadores, recepcionando o Vulcano
No terceito dia rolaram as bandas:
Bonny Head ,Psycho Jack, Velvet Wings, Punk'Eca, Invasão Alien, Aurun, Maquinários, Filhos do Trovador.

O terceiro e também último dia de festival conta com a presença da chuva e um pouco de vento, mesmo assim as bandas não param, nesse dia rolou Bonny Head, Psycho Jack, Velvet Wings, Punk'Eca, Invasão Alien, Aurun, Maquinários, e Filhos do Trovador, foi um dia de mais rock`n`roll, mas também rolaram alguns clássicos dos Heavy Metal A noite se aproxima e o pessoal começa a recolher suas coisas para se despedir do evento. Até mesmo hoje, dias depois do evento tem gente comentando que ainda queira estar lá, certamente para muitos, esses 3 dias foram marcantes. Que venha a terceira edição!!!

Bonny Head, as mulheres cada vez mais presentes 

Considerações Finais


Gostaria de agradecer a toda equipe do EN Carna Rock Metal Fest, pelos 3 dias de muita podreira e diversão em Erechim, assim como a toda a galera que esteve comigo lá nesses dias, fazendo uma carne, tomando um trago, jogando sinuca, curtindo aquela porrada de bandas e dando umas boas risadas em meio a natureza, foi muito tri!

Aplausos ao Cléberson e Patrick, por mais uma empreitada positiva
Patrick Rafael de Souza, parabéns pela tua humildade, esteve o tempo todo presente do evento, da forma mais simples possível, com seu chinelinho de dedos, ora juntando as latas do chão, ora trabalhando na copa, é de pessoas simples e verdadeiras assim que o underground precisa, não de pessoas que se acham melhores que as outras, ou que vão as festivais só para desfilar. Cléberson da Silva também fez muito para a coisa toda acontecer.

Espero que o festival se fortaleça a cada ano, e acredito que isso vai acontecer, pois quando tudo é feito com os pés no chão, as chances de sucesso são ainda maiores!


Texto: Deisi Wolff
Edição/Revisão: Carlos Garcia




O que o público e bandas falaram do Festival? Confira abaixo alguns depoimentos:

A gente tocou na sexta-feira, único dia em que estivemos lá. na real, parte da banda chegou na sexta à tardinha e eu (Homero) de noite. No sábado de madrugada, acredito que pouco antes de terminarem os shows, fomos embora. foi o pouco tempo que tivemos para fazer qualquer avaliação. mas, nesse período em que ficamos no evento, podemos dizer que fomos bem tratados, que o equipamento de palco era de qualidade e que a organização estava aberta ao diálogo para resolver qualquer possível problema. No geral, foi uma puta gig! única crítica que faria é de que, para as próximas edições, se possível, tenha uma pessoa responsável pelo palco, um stage manager. assim, a coisa se desenrola de maneira mais tranquila, já que  haverá alguém para controlar horários de cada atração subir ao palco, ordem dos grupos e tempo de apresentação. No mais, agradecemos muito pelo convite para participar do festival e pela atenção que nos foi dispensada! (Homero - T.S.F.)

T.S.F. no palco do En' Carna




Estruturalmente o evento não teve problemas, e o local para camping, apesar do terreno meio íngreme, serviu perfeitamente para o pernoite dos campistas. Banheiros disponibilizados incrivelmente se mantiveram limpos, tudo graças a organização. Não houve depredações e nenhum problema mais grave foi registrado.
Com relação às bandas, o festival foi de alto nível, e com muitas bandas jovens, mostrando uma certa renovação. Os nomes já consagrado se fizeram presentes e não fizeram feio, com apresentações dignas e devastadoras deixaram muitos pescoços doloridos. Fora a chuva -presença constante nos três dias de evento - nada abalou o espirito dos Headbangers, que foram prestigiar o evento. E quem não foi... Perdeu um festival que com certeza ficará marcado na história do underground gaúcho. (Artur Azeredo - Site Heavy Metal All Night - Leia aqui a resenha do Artur)



Deisi(Redatora/Correspondente do Road) e Renata, preparando-se para mais uma jornada





Nenhum comentário: