sábado, 14 de março de 2015

Cobertura de Show: Epica Encantando pela 3° Vez os fãs Gaúchos! (Bar Opinião, 03/03/15)


No ultimo dia 03 a banda holandesa de Metal Sinfônico Epica voltou a pisar em solo gaúcho, a banda que já esteve outras duas vezes na capital gaúcha, veio em turnê de divulgação de seu último disco, “The Quantum Enigma”, lançado no primeiro semestre de 2014. Igual às ultimas vezes o show foi produzido no bar Opinião pela Abstratti Produtora.

Ao chegar ao local do show já era perceptível que a casa estaria cheia para receber os holandeses, que a cada ano se tornam mais importantes na cena do Metal agregando uma legião de fãs e arrastando muitas pessoas para seus shows, e aqui não foi diferente.


Com um playback começou a Introdução “Originem”, enquanto um a um os membros da banda foram tomando seus lugares e por fim a musa Simone Simons invade o palco para delírio geral, e junto aos gritos ensurdecedores do público começa a primeira música, “The Second Stone” fez os presentes pularem e cantarem junto, ao fim Simone perguntou como todos estavam (em Português), e completou o dialogo dizendo que era ótimo voltar a Porto Alegre! A segunda música “The Essence of Silence” como a anterior faz parte do novo álbum e foi muito bem recebida por todos que aplaudiram muito ao final.

Agora era hora do fundador da banda falar, Mark Jansen (guitarrista e fundador do Epica e ex-After Forever) agradeceu muito pela receptividade e anunciou a próxima canção, essa era para os fãs da fase mais antiga, e os coros da introdução de “The Last Crusade” fizeram o público gritar muito.


“Unleashed” foi uma das que representaram o álbum (“Design Your Universe”), seguida por “Storm the Sorrow”. O tecladista Coen Janssen desceu do praticável onde seu equipamento estava montado e dirigiu-se para frente do palco com um teclado digamos que diferente, era um teclado portátil e em forma de curva, ele interagiu bastante com os companheiros de banda e com os fãs, a simpatia de todos e presença de palco foram destaques importantes no show, com muitas brincadeiras e interatividade fizeram a alegria de quem estava lá.

Depois de “Fools of Damnation” Simone Simons conversou com os presentes, e avisou que a próxima música eram eles que escolheriam, ela deu duas opções, “Natural Corrupition” que pareceu não agradar a maioria e “Sensorium”, que foi a escolhida por praticamente todos os presentes.

“The Obsessive Devotion” e “Victims of Contingency” deram continuidade ao show, e antecederam um dos grandes momentos da noite que foi a canção “Cry for the Moon” do primeiro álbum da banda, “The Phamtom Agony”. E desta vez quem fez a surpresa foi a galera, alguns presentes levantaram cartazes escritos “Forever and Ever”, que é o refrão da música, toda vez que chegava na hora do refrão o público levantava seus cartazes, o que deixou Simone Simons muito feliz, inclusive levou um dos papeis com ela.


Era hora do solo de bateria, Ariën mostrou muita habilidade com as baquetas, mas não fez um solo muito longo, destaque para a iluminação, que com certeza fez toda diferença no show dando um clima muito diferenciado, o responsável pela iluminação está de parabéns seja ele quem for.

O show chegou a sua parte final, já no bis a banda tocou “Sancta Terra” e “Unchain Utopia”, sendo que o melhor ficou para o final, “Consign to Oblivion” encerrou o show com todos cantando junto e vibrando muito!


Com certeza está é uma das melhores composições do Epica , e mesmo faltando algumas musicas que os fãs esperavam ver como “Solitary Ground” e “Dance of Fate” o show foi incrível, produção impecável, presença de palco fantástica e simpatia de sobra.


Após reverenciar os fãs e jogar lembranças para os fãs, como baquetas, palhetas e até copias do setlist a banda tirou uma foto de costas para a plateia e se despediu do palco do Opinião.

Encerrando assim mais uma grande noite de Metal em Porto Alegre/RS!


Cobertura por: Marlon Mitnel
Fotos: Billy Valdez
Revisão/edição: Renato Sanson


Setlist:

The Second Stone
The Essence of Silence
The Last Crusade
Unleashed
Storm the Sorrow
Fools of Damnation
Sensorium
The Obsessive Devotion
Victims of Contingency
Cry for the Moon
Design Your Universe

Bis:
Sancta Terra
Unchain Utopia
Consign to Oblivion


Nenhum comentário: