segunda-feira, 30 de março de 2015

Cobertura de Show - Marty Friedman: Talento, Humildade e Simpatia (Porto Alegre - Batemacumba, 22/03/15)


O dia 22/03 reservou muitas emoções para os amantes da guitarra, pois Porto Alegre/RS recebia neste dia a lenda Marty Friedman, mais conhecido pelos seus trabalhos no Megadeth e Cacophony.

O local escolhido para o workshow foi o Batemacumba, casa não tradicional em eventos de peso, porém uma escolha acertada, para um público seleto, que se misturava entre músicos e fãs.

Antes da casa abrir era hora do Meet and Greet com os fãs que compraram o ingresso especial, então era possível ver já a ansiedade do pessoal que aguardava e muitos vinis e guitarras para serem autografados.


Não demora muito para Marty chegar ao local e passar tranquilamente por todos, muitos extasiados não tiveram reação outros o cumprimentaram, mas sim, a lenda estava ali e parecia surreal.

Com o inicio do Meet and Greet foi possível ver um músico extremamente atencioso e humilde, conversando com os fãs, dando autógrafos distribuindo algumas palhetas, algo quase inimaginável, principalmente para esse que vós escreve fãs desde adolescência de Megadeth e Cacophony, e estando ali conversando e tirando fotos com Marty, esbanjando simpatia.

Pois bem, pós esse momento nostálgico era hora de ver o mestre em ação, que entra em cena pontualmente, chegando ao microfone e arriscando alguns palavrões em português como: “foda, foda” (risos gerais) sendo extremamente ovacionado e tocando logo de cara “Ballad of the Barbie bandits” e “Hyper Doom”.


Após mostrar claramente que é um dos melhores e mais influentes guitarristas do mundo, é apresentado o tradutor, onde Marty abriu a sessão perguntas para os fãs, e claro muitas delas relacionadas ao Megadeth e Cacophony.

Mas é óbvio que uma pergunta não poderia faltar, se ele retornaria ao Megadeth, e antes do fã terminar a mesma, Marty já se antecipou e disse que não retornaria, até mesmo confirmou que sim, foi procurado pelo Mustaine após a saída de Chris Broderick, pois são muito amigos ainda, e achou normal ser procurado, porém enfatizou que, não é porque um músico deixa a banda que uma vaga se abre.


Respondeu também a diversas perguntas sobre o Cacophony, inclusive sobre as tais notas “exóticas” que tanto dizem que ele usa na guitarra, mas mostrou certa surpresa em os fãs acharem isso, pois quando está criando não pensa em ser exótico ou não, apenas pensa na melodia e tudo sai naturalmente.

Também respondeu sobre seu amigo Jason Becker, e contou uma curiosidade, que quando conheceu Becker, Marty já estava com seu disco solo pronto, mas ao ver o talento e a pessoa incrível que Jason era, acabou dando um jeito de colocar ele pra tocar junto, sendo assim, nascia o clássico “Speed Metal Symphony” do Cacophony.

Ao meio a tantas perguntas o workshow continuou que foi focado somente em sua carreira solo (mais precisamente nos discos mais atuais), tocando temas como “Stigmata Addiction”, “Meat hook”, “Inferno”, “Undertow” e etc.


Ao final de sua apresentação foi pedido que tocasse algo do Megadeth, então a intro de “Tornado Of Souls” entra em cena, mas não por completa, até porque como o próprio Marty disse aos fãs, que olhar para o passado seria impedir a evolução.

Mais um grande evento realizado pela Pisca Produtora, onde trouxe não só um músico, mas uma lenda, uma pessoa de grande carisma e humildade, claro que fez falta um som ou outro do Megadeth ou Cacophony, mas mesmo tocando só seu material solo encantou os presentes, com todos saindo impressionados com o grande gênio que tinham acabado de ver.

Cobertura por: Renato Sanson
Fotos: Uillian Vargas

Setlist:

Ballad of the Barbie bandits
Hyper Doom
Amagi Goe
Stigmata Addiction
Meat hook
Inferno
Devil take tomorrow
Undertow

Amazing grace 

Nenhum comentário: