domingo, 29 de março de 2015

José Rubio's Nova Era: Metal com Melodia, Técnica e Poder


O que se iniciou como um projeto do conceituado guitarrista espanhol José Rubio (Warcry, Uroboros), quando do lançamento do seu álbum "Castles in the Moon", e a partir do segundo álbum, batizado "Nova Era", e o primeiro sob o nome "José Rúbio's Nova Era", que obteve excelente receptividade, com a banda tocando nos principais festivais da Espanha, além de realizar uma tour por todo o território.  (Read English Version Here)
Novembro do ano passado o JRNE  lança o terceiro full-lenght, "Fight", onde pretende dar mais passos e alcançar um público maior, algo que se depender do excelente Heavy Metal do grupo, que une técnica, melodia e peso em medidas bem equilibradas, uma ótima mescla entre e Heavy e Hard.

Riffs poderosos fazem contraponto a excelentes melodias dos teclados, técnica e melodia presentes, lembrando bandas que sempre mesclaram bem a técnica, o peso e poder do Heavy Metal Tradicional com a melodia e malícia do Hard, como Pretty Maids e The Poodles, e podemos citar também álbuns como "Sacred Heart" (Dio) e "Trilogy" (Malmsteen), que são bons exemplos de casamento perfeito entre Hard e Heavy, grandes refrãos e melodias, teclados na dose certa e ótimos vocais.


A técnica e o senso melódico de José Rubio são muito bem acompanhados por uma banda extremamente talentosa, destacando os vocais de Fran Vázquez, um cantor de muita pegada, que possui um timbre que lembra Ronnie Atkins (Pretty Maids) e Jakob (The Poodles), com uma voz rouca e "rasgada", mas também alcançando tons mais altos, sendo agressivo quando necessário, mas sabendo levar muito bem uma balada mais melodiosa.

Contendo 10 músicas de muita qualidade, "Fight" abre com "After All", puro Heavy Metal, som poderoso e atual, grandes refrãos e melodias, excelente cartão de visitas, o ouvinte já percebe que está diante de algo diferenciado; a faixa título vem em seguida, seguindo a mesma linha, com grandes coros, com uma cara de "hino", pra cantar de punhos cerrados!; "Walls of Rock" traz a veia Hard Rock mais evidente, mais melodiosa e refrão cativante.


Melodias cativantes, riffs marcantes e poderosos e grandes refrãos não faltam, e isso é algo que deve estar sempre presente em um bom álbum de Metal, enquanto que para algumas bandas como o JRNE parece algo tão natural, para alguns parece tão difícil construir boas músicas, é o que sempre enfatizo, feeling não é todo mundo que tem, não basta ter técnica e uma produção cara.

Destaque ainda para as faixas "Eagle of Blood", "Rebellion" e "New Era", nova versão da música instrumental do primeiro álbum, com orquestrações e  adicionando vocais, transformando-se numa poderosa balada.

Um álbum poderoso e de ótimo nível, Heavy e Hard, peso e melodia, técnica e feeling, tudo muito bem dosado, aliados a uma excelente produção, soando atual mas sem perder as raízes e a essência do Heavy Metal em seu sentido máximo. Uma Nova Era está vindo!


Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação



Line Up
José Rubio: Guitarras
Fran Vázquez: Vocais
Gustavo Segura: Drums
José Pineda: Bass
Francisco Gil: Keyboards
Miguel Araújo: Guitarras

Facebook




Track-List
01. After All
02. Fight
03. Walls of Rock
04. Shackles of Gold
05. Time after Time
06. Eagle of Blood
07. Rebellion
08. Time to Survive
09. So Deep Inside
10. New Era












Nenhum comentário: