terça-feira, 3 de março de 2015

Temperance: Estrela Ascendente no Cenário Europeu



Formado por músicos já experientes na cena, o grupo Italiano Temperance já está com o segundo álbum com data marcada para lançamento, e apenas um ano após o debut, lançado ano passado também pela Scarlet Records. Louvável, numa era em que poucos lançam material novo em tão pouco espaço de tempo.  (read the english version HERE)

Os bons resultados do debut auto-intitulado se refletem neste novo álbum, "Limitless" (com data de lançamento marcada pra 31/03) que traz uma produção ainda melhor, em todos os aspectos, e podemos notar que houve um investimento maior por parte da gravadora, percebendo que tinha em mãos algo de potencial, e se há material de qualidade pronto, não há porque não lançar. Provável que muitos entendam que seja melhor trabalhar e divulgar mais um trabalho, antes de lançar um novo, mas também há o lado que, se a banda tem material de qualidade, está vendo que o retorno por parte de fãs e mídia está sendo plausível, terá também em mãos um material muito maior para apresentar ao vivo, e certamente agrando os fãs, pois quem não quer ouvir mais e mais material dos artistas que curte?


O Temperance, segundo o release, faz um Modern Melodic Metal, e tal rótulo ajuda a situar um pouco o que o ouvinte pode esperar, mas, apesar dos rótulos serem necessários nessa questão divulgação/situar o público, não dá pra se pender somente a isso. Como parâmetro, posso apostar que fãs de bandas como Amaranth e Nightwish atual vão curtir o som dos italianos.
A banda apresenta peso, melodia, elementos sinfônicos, folk e eletrônicos, em canções muito bem construídas, melodias bem feitas e criativas, realmente pode-se notar rapidamente que é um trabalho feito por músicos experientes e diferenciados, destacando a vocalista Chiara Tricarico, que apresenta desenvoltura e tem um timbre muito bonito.


A música do Temperance soa atual, com peso e melodia bem balanceados, apresentando riffs pesados e vocais masculinos mais agressivos, se contrapondo a melodias bem trabalhadas, melodias interessantes aos teclados e sintetizadores, e os belos vocais de Chiara, ou seja, a banda tem pegada e pitadas de Metal Extremo, mas também soa bem "comercial" e cativante. Vários elementos podem ser encontrados nessa base Modern Melodic Metal, e já na primeira faixa, "Oblivion", que abre com um coro de vozes infantis, o peso e a melodia se contrapõem, com pitadas de Melodic Death, sintetizadores e vocais limpos, berrados e operísticos, apresentando aí o que o release promete, ou seja, tudo trabalhando em nome da melodia e força; pitadas de folk e efeitos eletrônicos, como na ótima "Amber & Fire", com refrão e melodias pegajosos, lembrando bastante a "Want my Tears Back" do Nightwish, inclusive em vários momentos do álbum o timbre de Chiara se assemelha ao de Floor.

O potencial comercial é bem evidente, apostando em refrãos e melodias bem cativantes e até de fácil assimilação, e ótimo exemplo é a semi-balada, um dos destaques do álbum junto às duas anteriores, "Stay", com bastante ênfase no belo vocal de Chiara.
Esse lado comercial e acessível também é bem evidenciado em "Goodbye", com melodias e refrão de muito bom gosto. 


Um álbum muito bem feito, bem produzido por Simone Mularone (DGM), músicos capacitados e experientes, que sabem o que fazem, e conseguiram criar já uma identidade sonora. Potencial comercial, boas melodias e ideias em composições de qualidade. Conseguiram realizar o que propuseram, e ainda com doses de originalidade. Uma banda pra se prestar atenção e que merece ser conferida.

Ah, não podemos esquecer o belo trabalho da capa, concebida pelo brasileiro Gustavo Sazes, que já se tornou figura conhecida por vários grande trabalhos, criando capas para bandas como Arch Enemy, Kamelot, Morbid Angel, Angra e Sirenia.


Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Temperance
Álbum: "Limitless" (2015)
País: Itália
Estilo: Modern Melodic Metal
Gravadora: Scarlet Records

Line-up:
Chiara - Vocals
Marco - Lead Guitar & Vocals
 Sandro - Rhythm Guitar
 Luca - Bass
Giulio - Drums & Keys

Canais oficiais da banda:




Track List:
Oblivion
Amber & Fire
Save Me
Stay
Mr. White
Here & Now
Omega Point
Me, Myself & I
Side By Side
Goodbye
Burning
Get A Life
Limitless





Nenhum comentário: