quarta-feira, 24 de junho de 2015

Crossrock: Hard Rock Brasileiro Tipo Exportação!



(Read HERE the English Version)
Formado em 2006, o Crossrock foi amadurecendo seu Hard/Melodic Rock, lapidando sua sonoridade e crescendo como músicos, e todo esse aprendizado pode ser visto neste álbum de estreia, "Come on Baby", e não pode ser dito que a banda demorou a lançar seu debut (que até esteve por sair antes, mas, por alguns problemas acabou não vendo a luz do dia antes), e sim que foi lançado no momento certo, pois puderam trazer o seu melhor, com produção muito bem feita, canções muito bem construídas, com todas as características que um fã de Hard ou Melodic Rock aprecia, ou seja, ótimos refrãos, melodias marcantes, vocal perfeito para o estilo. Afirmo com segurança que é um trabalho de nível internacional, e é ótimo que muitas bandas viram que é preciso ter um nível alto para poder ter uma vida dentro de uma cena tão cheia de ofertas.

A banda bebe na fonte do Hard dos anos 80, e podemos notar influências do lado mais melódico e do mais pesado do estilo, como Mötley Crue, Mr. Big, Dokken, Ratt, Skid Row, Hanoi Rocks, Helix, Kiss (da era pós "Lick it Up"), Stryper, Journey, ou seja, "Come on Baby" é perfeito para os fãs do estilo, e não é exagero dizer que o Crossrock já pode ser considerado o maior expoente do estilo aqui no Brasil (e acredito que na América Latina) e com certeza vai atingir outros mercados, principalmente Europeu. Aliás, a banda recentemente fechou contrato com um selo da Dinamarca para distribuição do álbum na Europa e Japão. 

"Call You" abre muito bem o álbum, Hard de qualidade e refrão com um coro que lembra bastante o Stryper; "Tonight" também vem com ótimas e pegajosas melodias, e se o ouvinte é fã do estilo e das bandas que citei acima, com certeza já está preso no som do Crossrock; "It's All i Need" apresenta ótimo pegada nas guitarras, vindo com mais peso, mas com um refrão bem melodiosos. Aqui já abro parênteses para elogiar a performance de toda a banda, que realmente sabe o que está fazendo, e destacando os vocais de Rane, perfeitos para o estilo, lembrando bastante dois "Martins", o Eric (do Mr. Big) e Tony Martin (principalmente nos seus trabalhos mais Hard, como no The Cage), sendo este em faixas mais pesadas, como a própria "It's All I Need".


Fica difícil destacar algumas faixas, pois o grupo demonstra um nível excelente, e realmente valeu toda a espera pelo debut, toda a experiência adquirida refletiu num grande álbum do estilo, e é difícil não ouvir e já ficar cantarolando ou assoviando os diversos ótimos refrãos e melodias.

"Any Road", que já virou clipe de divulgação, e também possui um poder de assimilação imediato; "So Live" é um Hard pesado, com direito a bases cavalgadas, e com Rane soltando a voz; outra faixa que me remeteu aqueles Hard "metalizados" do Stryper;  "Come on Baby", também é um Hard de pegada (numa veia Whitesnake também, o refrão "Come on Baby!!", me lembrou o mestre Coverdale), com riff bem marcante de guitarra, e aquele refrão pra cantar de punhos cerrados, além de uma citação "God Gave Rock & Roll to You" no final; "Let's Dance" é exemplo daquele Hard mais "festivo", com um solo de harmônica bem legal na abertura, flertando com o Rock & Roll e Sleaze. 

E neste estilo, baladas de qualidade não podem faltar e "When Love Goes Away", é perfeita para aqueles momentos em que as luzes se apagam e é hora de acender a luz dos celulares (nos 80 eram os isqueiros), acústica e com belos arranjos vocais e "Without Love", que já vem na sequência, também outra balada daqueles talhadas para virar hit, com certeza nos anos 80 tocaria direto nas rádios Rock. ótimo refrão e arranjos orquestrais, dando um clima perfeito em uma performance carregada de emoção cortesia de Rane; "Never Give Up", que aparece como bônus, traz arranjos de teclado, flertando com o AOR, e também com excelente refrão.


Olha só, quis tentar falar de alguns destaques, mas acabei falando de quase todas as músicas, e com certeza o fãs de Hard Rock e Melodic Rock vai passar pela mesma situação, pois é como se o álbum fosse um "Best Of" de uma banda mais veterana, tantos os bons momentos, proporcionados por uma banda madura, que tem conhecimento e segurança do que faz, lembrando sim, vários grandes nomes da cena 80's, mas imprimindo personalidade. 

Mantendo o nível, o Crossrock vai bem mais além do que ser hoje o potencial maior expoente do Hard aqui na América Latina. Altamente recomendado a qualquer fã de Hard/Melodic Rock!
If you want Hard (Rock), you got it!

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação e Arquivo pessoal da banda

Banda: Crossrock
Álbum: "Come on Baby" (2015)
País: Brasil
Estilo: Hard Rock, Melodic Rock
Selo: Wikimetal/Voice Music (Brasil)

Line-Up
Israel: Guitars 7 Backing Vocals
J.P.: Drums & Backing Vocals
Rane: Lead Guitars & Lead Vocals
Junior: Bass & Backing Vocals


Track List

01 - Call You
02 - Tonight
03 - It's All I Need
04 - Any Road
05 - My Life
06 - So Live
07 - When Love Goes Away
08 - Without Love
09 - Let's Dance
10 - I Feel Your Cold
11 - Come On Baby
12 - Never Give Up
13 - A Letter 4U





Nenhum comentário: