sábado, 27 de junho de 2015

Entrevista:The Gentle Storm - Uma Pequena Obra-Prima de Arjen Lucassen e Anneke



(read HERE the english version)
Após o lançamento de mais um álbum do Ayreon, ficou a expectativa de qual o próximo passo do incansável e genial Arjen Lucassen, e no início de 2014 o holandês anunciou um projeto em conjunto com sua conterrânea Anneke, o que causou grande furor entre os fãs da dupla, que já trabalhou junta diversas vezes, sendo que eu mesmo achava inevitável e também imprescindível que um dia os dois lançassem um projeto somente deles.

Pois bem, um ano depois, o trabalho, que apresenta algumas novidades, como diversos instrumentos que Arjen utilizou, criando todo um clima, uma verdadeira trilha sonora para a história contada no álbum. Além disso, o fato do holandês dividir o trabalho de composição praticamente meio a meio, coisa que também não é usual da parte dele.

Em uma entrevista informal com o sempre simpático Arjen, falamos sobre mais esse êxito, algumas curiosidades durante o processo de composição do álbum, a parceria com Anneke, que já vem de longa data, além de, segundo Arjen, ter poderes mágicos e ser capaz de fazê-lo sair de sua bolha (rendendo inclusive viagens promocionais e participação no show de lançamento), séries e filmes (uma das grandes paixões do holandês, já que ele gosta de estar meio"recluso", e também não gosta de acompanhar noticiários, porque "só trazem más notícias") e muito mais!


RtM: Bem, o álbum com Anneke era um desejo de muitos fãs, e algo que eu acreditava que era inevitável um dia, e esperava muito por isso, e assim, quando foi anunciado o The Gentle Storm, foi um motivo para comemorar !! Eu acredito que você também sabia que era algo inevitável de acontecer e, além disso, é algo diferente do que você tinha feito até agora, certo?
Arjen Lucassen:  Obrigado, é bom ouvir isso! Sim, eu realmente sinto que é bastante diferente de tudo que eu fiz antes. No entanto o meu estilo de compor ainda é bastante reconhecível, eu acho.


RtM: Acredito que você deve ter tido algumas dúvidas de como iria ser o processo de composição desse álbum, dividindo as composições com outra pessoa, e também como os fãs receberiam o trabalho? 
AL: Oh, é sempre assustador que os fãs vão pensar. Mas eu tenho que aceitar que eu não posso agradar a todas as pessoas o tempo todo. Este álbum não é muito "proggy" ou muito pesado, para as pessoas que esperavam isso, poderia ser decepcionante. Eu sinto que as melodias são as mais fortes que eu já escrevi até agora.


RtM: Eu também acredito que deve ter sido algo muito espontâneo, ou você já estava pensando que era hora de fazer este trabalho com Anneke? 
AL: Eu comecei o projeto dos dois estilos diferentes (acústicas e orquestrais) antes de Anneke ser envolvida. Mas quando ela se envolveu, o projeto tomou um rumo totalmente novo, o que foi de fato um processo muito espontâneo.


RtM: Sobre a criação e produção do álbum, como foram os primeiros passos de sua criação, a ideia de como soaria ou o conceito, e como vocês foram moldando as duas versões? 
AL: Eu trabalhei muito diferente do que em meus outros álbuns. Eu compus primeiro e gravei todas as faixas com sons orquestrais apenas: contrabaixo, violoncelo, violinos e horns. Então eu gravei a parte pesada (Storm)  e finalmente a versão acústica (Gentle).


E como surgiu a ideia de fazer as duas versões? A versão "Storm" e a versão "Gentle" para as músicas?
AL: Pedi aos fãs no Facebook que estilo de música que eles gostariam de ouvir de mim em um próximo álbum. Os estilos mais populares nesta enquete eram pesados ​​e folk. Mas, em vez de combiná-los, decidi separá-los. Foi um grande desafio para mim fazer isso, eu estou sempre à procura de desafios.
 

RtM: Anneke escreveu as letras baseadas em cartas escritas no século XVII, que encontrou em seu sótão, foi isso? Eu vejo que o álbum acabou sendo praticamente a narrativa de uma história verdadeira, com fatos históricos incluídos.
AL: Basicamente, nós criamos a história juntos. Foi ideia dela criar uma história de amor, e minha ideia que ela se passase no século 17 e baseá-la em cartas entre dois amantes. A história original não é baseado em uma história real, mas coincidentemente nós descobrimos que alguém tinha escrito um livro sobre isso em algum momento, e o envolvemos no processo. Na verdade, ele verificou e adicionou todos os fatos históricos. Ele passou a ser um grande fã da nossa música!

RtM: Eu lembro que você disse várias vezes que uma das pessoas que você deixava livre para compor linhas vocais em seu trabalho era Anneke, pois ela é capaz de criar linhas surpreendentes em partes inimagináveis. Me parece que vocês se complementam muito bem, não é? 
AL: Sim, de fato! Nós nunca discutimos, nós apenas inspiramos um ao outro e construimos outras ideias juntos.


RtM: Eu vejo os fãs, e é claro, você,  muito felizes com o álbum. Vocês também fizeram várias atividades promocionais, tais como vídeos, viagens para promover o CD e a festa de lançamento, incluindo você participando do show. Eu vejo que você tem investido, e também se divertido, nessa parte. Eu vejo algo que também tem a mão de Anneke, ela fez você sair de sua rotina pessoal, ou como você diz, sair de sua "bolha" hehehe! Muito Bom! 
AL: Sim, Anneke conseguiu fazer isso, ela tem poderes mágicos! Mas tendo dito isso, eu estou muito feliz por estar de volta dentro da minha pequena bolha seguro novamente! he he he



RtM: Você usou instrumentos muito diferentes no álbum, e nas versões "Folk", o resultado foi maravilhoso, mas eu acredito que deve ter dado muito trabalho! Conte-nos um pouco para nós sobre como você foi escolhendp os instrumentos, a fim de se ajustar corretamente a trilha sonora da história. Depois, há o fato de que desta vez você resistiu e não colocou o Hammond neste álbum! hehehe! 
AL: Sim, o álbum "Gentle" rendeu um monte de trabalho, muito mais do que o álbum "Storm". Eu apenas disse a todos os músicos para trazer tantos instrumentos quanto eles pudessem tocar, e nós fomos experimentando e descobrindo muito espontaneamente em estúdio o que e como gravar com eles! E sim, foi outro desafio não usar qualquer um dos meus teclados análogos favoritos nesse álbum ... e consegui! he he he


RtM: Eu amo o DVD que você fez com o Stream of Passion,  certamente os fãs gostariam de um novo DVD Blu-ray contendo músicas do The Gentle Storm (N. do R.: membros do Stream of Passion estão no line -up que se apresenta ao vivo com o The Gentle Storm) e dos outros seus álbuns. É possível? Eu acredito que uma ação de crowdfunding teria uma resposta muito boa dos fãs! 
AL: Sim, isso é definitivamente uma opção. Quanto ao SOP,  banda é realmente incrível. A primeira vez que os vi eu tive arrepios por todo o meu corpo e lágrimas em meus olhos!


RtM: Ainda é cedo, mas você já pensa em continuar o The Gentle Storm, e fazer mais álbuns no futuro?
AL: Eu adoraria, mas tudo vai depender do sucesso deste álbum, então, se as pessoas querem ouvir mais...
O negócio é, eu tenho tantos outros projetos que um monte de fãs também estão esperando, e eu só posso fazer uma coisa de cada vez! Então eu tenho que estabelecer prioridades.


RtM: E após este período de promoção e também passou um ano trabalhando no álbum, você vai ter tempo para descansar ou já está pensando em um novo álbum? 
AL: Eu odeio descansar, isso me deixa muito inquieto! Então eu espero que a inspiração volte rápido, eu adoraria começar a trabalhar em um novo projeto o mais rapidamente possível. Eu tenho algumas ideias básicas, mas como sempre eu fico mudando minha cabeça toda hora.


RtM:E sobre os resultados do mais recente álbum do Ayreon, "Theory of Everything"? Você mesmo disse uma vez que Ayreon talvez não seria financeiramente viável no futuro, mas surpreendeu novamente com "The Theory..."(2013) todos os fãs e críticos de música, que certamente esperaram novos álbuns! oh, e você assistiu o filme "A Teoria de Tudo", sobre a vida de Stephen Hawkins?
AL: Oh, eu nunca iria parar com Ayreon, é meu bebê favorito! Eu fui ver o filme, eu gostei da primeira parte, mas fui perdendo um pouco o interesse lentamente. Um filme bastante ok mesmo assim. Stephen Hawking rules!



Sobre "The Theory of Everything", na minha opinião, finalmente Cristina Scabbia teve a chance de cantar composições na altura de seu potencial. Não que eu não goste de algumas coisas do trabalho do Lacuna Coil, mas eu acho que ela tem potencial para muito mais.
AL: Ah, sim, ela é incrível. Uma pessoa muito emocional e cantor. Ela realmente se tornou um amigo meu.


RtM: E por falar em cantoras, e você "descobriu" e também deu oportunidade a muitas novas cantoras, muitas que estavam começando suas carreiras, eu quero saber a sua opinião sobre o termo "Female Fronted Band", se é uma coisa positiva ou negativa. 
AL: Bem, eu acho que dentro desse rótulo de "Female Fronted Band" existem muitas bandas diferentes que nem sequer soam umas como as outras! Então, nesse sentido não é bom.


RtM: Mudando de assunto, e suas séries favoritas, têm conseguido acompanhá-las? Quais chamaram mais sua atenção atualmente? Eu assisti a primeira temporada de "The Strain"(Série criada e produzida por Guillermo Del Toro) e achei muito legal. 
AL: Eu não conheço "The Strain", obrigado pela dica! Bem, eu estou acompanhando uma série britânica chamada "In The Flesh", sobre zumbis que são curados e retornam para a sociedade. É muito quente e profundo, eu estou gostando! Eu também estou assistindo "Justified", completamente diferente, mas muito bom também. Fiquei desapontado com a segunda temporada de "Broadchurch". Mas eu estou ansioso para assistir a quinta temporada de The Walking Dead, a sequência de  Breaking Bad, "Better Call Saul"! E à espera de Game of Thrones é claro.


RtM: Arjen, sempre um prazer conversar com você, obrigado pela atenção e pelo seu tempo, e obrigado também por outro grande álbum! Tudo de bom para você, Lori e, é claro, para Hoshi! 
AL: Sempre a disposição, o prazer é meu! Abraços de todos nós aqui, e um "Hi Five" do Hoshi também! he he


Arjen compondo, e o Hoshi "supervisionando".



Entrevista: Carlos Garcia
Fotos:Divulgação




Arjen Lucassen Official Web Site
Anneke Van Gierbergen Official Web Site
The Gentle Storm on Facebook







 

Nenhum comentário: