sábado, 11 de julho de 2015

Powerwolf: Os Lobos Estão de Volta, e Ainda Melhores!



Em "Blessed & Possessed", o seu sexto álbum (disponível no Brasil via Shinigami Records), os alemães do Powerwolf  encorpam ainda mais o seu Power Metal bombástico, aliando grandes refrãos e cativantes melodias à orquestrações e teclados que dão o tom para a temática sombria e sinistra dos "sacerdotes lobisomens" germânicos, uma de suas marcas registradas, estando presentes as histórias de lobisomens, além da forma bem peculiar a qual a banda ataca fanatismo religioso e assuntos da espécie (as santas cruzadas, por exemplo). Vale ressaltar também a parte visual que é bem trabalhada pelo grupo, e a soma disso tudo resulta em performances ao vivo muito legais.

Desde 2003 na estrada, podemos dizer que a banda se encaixa nessa nova leva do Power Metal, que tem como um dos grandes expoentes o Sabaton, grupos que trazem essas características bombásticas e épicas, em uma sonoridade cativante e empolgante.


A banda já tem suas marcas registradas, porém, vem melhorando a fórmula a cada lançamento, tanto na parte sonora como na produção visual, os sacerdotes despejam seu Power Metal em faixas velozes, com arranjos mais intrincados na bateria, o que encaixou ainda melhor na sonoridade grandiosa da banda, que alterna ainda momentos mais Hard Rock e Metal Tradicional, abrilhantados pelos teclados, os quais são responsáveis por deixar o clima ainda mais épico e ainda dar aquele ar "sinistro", principalmente nos sons sintetizados estilo órgão de igreja ou Hammonds, o uso do latim em diversas letras, além claro, dos vocais já característicos desse estilo, que traz ainda o diferencial do know-how em canto clássico do vocalista Attila Dorn.

Abrindo já de forma arrebatadora com a faixa título "Blessed & Possessed", orquestrações bombásticas, riffs e cozinha matadores e velozes, vocais poderosos, tudo unido em um Power Metal rápido e cativante e ainda com um refrão matador!

"Daed Until Dark" não nos deixa recuperar o fôlego, também vem rápida e com grandes coros, destacando as guitarras; "Army of the Night"também é outra preparada para fazer os fãs cantarem a plenos pulmões, mais um bombástico hino Power Metal; "Armata Strigoi", desacelera um pouco, com um andamento "cavalgado", e certamente os fãs do seriado "The Strain" devem ter lembrado na hora da expressão "Strigoi";


"We are the Wild", é um bom exemplo de faixa onde eles flertam com o Hard Rock, e vem num andamento mais moderado e é mais melódica (a melodia inicial das guitarras já gruda de imediato!), com cativantes melodias vocais e talvez um dos refrãos mais grudentos e legais do álbum. 

São onze faixas repletas de riffs, melodias e refrãos cativantes, com um excelente balanço entre momentos mais velozes com variações mais cadenciadas, além desse clima e temáticas bem peculiares da banda. Pra citar mais algumas faixas, "Christ & Combat", que lembra bastante o Speed Metal Melódico dos primeiros Helloween, além da letra (a respeito das santas cruzadas) e refrão muito legais; "Sacramental Sister", com umas pegadas bem Iron Maiden nas guitarras e o hino final "Let There be Night", trilha de um verdadeiro "culto" metálico.


E não é só isso, além da versão tradicional do álbum, serão disponibilizadas edições em vinil e edições especiais, como box-set contendo, além de outros itens,  um CD extra batizado "Metallum Nostrum", contendo 10 versões com a cara do Powerwolf para clássicos como "Edge of Thorns"" (Savatage), "Night Crawler" e Touch of Evil" (Judas Priest), Headless Cross (escolha bem interessante dessa excelente música do Sabbath, fase Tony Martin) e "Out in the Fields" (Gary Moore).


Alto nível mesmo, e se alguns achavam que a fórmula poderia desgastar, o Powerwolf é mais um que prova que música boa não fica saturada, e de quebra ainda segue evoluindo e demonstrando que sabem muito bem o que querem, passando credibilidade e empolgação na música que produzem. Que continuem nos trazendo muito mais Metal, sangue e uivos saudando a rainha da noite!
 

Carlos Garcia

Fotos: Divulgação
Gravadora: Napalm Records
O álbum está disponível no Brasil via SHINIGAMI Records


Line-Up
Attila Dorn – Vocals
Matthew Greywolf – Guitar
Charles Greywolf – Guitar
Falk Maria Schlegel – Organ
Roel van Helden - Drums

Track List

01.  Blessed & Possessed
02.  Dead Until Dark
03.  Army Of The Night
04.  Armata Strigoi
05.  We Are The Wild
06.  Higher Than Heaven
07.  Christ & Combat
08.  Sanctus Dominus
09.  Sacramental Sister
10.  All You Can Bleed
11.  Let There be Night



CD 2 - Metallum Nostrum:
01.  Touch Of Evil
02.  Conquistadores
03.  Edge Of Thorns
04.  Power And Glory
05.  Out In The Fields
06.  Shot In The Dark
07.  Gods Of War Arise
08.  The Evil That Men Do
09.  Headless Cross
10. Night Crawler
 





Nenhum comentário: