domingo, 8 de novembro de 2015

Cobertura de Show - Rosa Tattooada: Comemorando 27 anos de estrada com chuva de clássicos! (05/11/15 - Teatro da Santa Casa - POA/RS)


São vinte sete anos de história e um legado mais do que solido no som pesado gaúcho e nacional. O Rosa Tattooada encerrou no dia 05/11 a tour do disco “XXV” (que foi lançado em comemoração aos 25 anos de banda), que foi lançado em 2013, uma proeza em tanto nos dias de hoje para uma banda ter uma turnê de divulgação tão extensa.

E claro que a cidade escolhida para o encerramento não poderia ser outra do que a cidade natal Porto Alegre, onde levaram o show para o ótimo Teatro da Santa Casa, local ainda desconhecido pela maioria, mas que certamente se tornará em breve uma nova casa para os rockers gaúchos.

Então a quinta-feira do dia 05/11 prometia uma noite especial e com muitos clássicos, onde o Rosa Tattooada iria desfilar músicas de toda a sua discografia. Ao chegar no local do show já era perceptível uma extensa fila no saguão do Teatro, o que prometia casa cheia, e falando do espaço em si, simplesmente fantástico! Uma estrutura de primeiro mundo, com um palco extenso e com ótima comodidade para o público, sem contar a acessibilidade do local, sendo 100% acessível para pessoas com deficiência.


O show estava marcado para iniciar as 21h, e pontualmente as luzes se apagam e não demora muito para Dalis Trugillo (bateria), Valdi Dalla Rosa (baixo/backing vocals) e Jacques Maciel (vocal/guitarra) entrarem em cena para os presentes ficarem eufóricos, e logo de cara despejar os clássicos “Rendez-Vous” (“Rendez-Vous” – 06), “Fora de Mim, Dentro de Você” (“Carburador” – 01) e “Na Estrada” (“Rosa Tattooada” – 90).

Fazendo os presentes cantarem juntos, com Jacques Maciel interagindo a todo instante com a galera, pedindo para fazerem barulho e cantarem junto com ele. Como se tratava de um Teatro todos estavam sentados olhando atentamente a apresentação da banda, sendo que uma ou outra pessoa levantava, pela emoção das músicas executadas, mas no geral todos se mantiveram atentos ao show, que além de uma excelente iluminação e produção de palco, tinha um som perfeito que em nada ficou devendo com todos instrumentos bem audíveis e pesados, sendo possível ouvir claramente cada nota executada.


Seguindo o show as vibrantes “Um Milhão de Flores” (“Hard Rock Deluxe” – 03) e “Só Um Beijo na Sua Boca” (“XXV” – 13), onde Jacques comentou que este som ele tinha escrito aos 14 anos de idade, e quando mostrou para a banda na época não foi aceita por ter uma pegada mais Blues, e não “Hard Rock” como eles se intitulavam, levando a risos gerais, e sendo um dos grandes destaques da noite.

Seguindo com o material mais recente a ótima “Cerveja & Rock And Roll” deu as caras, assim como a bela “Tão Longe”, mostrando o quanto os fãs gostam do álbum “XXV”. Voltando aos clássicos absolutos, “Diamante Interestelar” (“Carburador” – 01) e “Tardes de Outono” (“Rosa Tattooada” – 90) não poderiam faltar, fazendo os presentes cantarem juntos e se emocionarem. Ainda do disco “XXV” a poderosa “Rezar Não Vai Te Livrar Do Fim” agitou os fãs mostrando ser o novo hit do Rosa Tattooada, além de contar com os ótimos backing vocals do baixista Valdi Dalla Rosa. E falando da banda em si, como o próprio Jacques fala e falou no show: “Essa é a melhor formação do Rosa Tattooada”. E não há como discordar, pois, o entrosamento e presença de palco do trio é assombroso, sem contar a qualidade técnica individual de cada um, sabendo exatamente o que vão fazer, como se tivessem tudo cronometrado! O baterista Dalis Trugillo é simplesmente um monstro, detonando seu pequeno kit da Dw com uma precisão absurda; já Valdi Dalla Rosa mostra uma pegada forte e precisa em seu baixo, dando equilíbrio e peso ao som da banda; e Jacques Maciel mostra o porquê de ser o frontman de uma das bandas mais importantes do país, seus riffs e solos são harmoniosos e colocados em total sintonia com sua voz marcante, que torna o som da Rosa bem peculiar.


Claro que o show não poderia se encerrar sem a pesada “Carburador” e o maior clássico do som pesado gaúcho: “O Inferno Vai Ter Que Esperar”, onde Jaques pediu para todos se levantarem e chegarem na beirada do palco, para cantarem juntos e se emocionarem com esse hit que é uma marca do nosso estado. Após um “final fake” a banda retorna para detonar a saideira e só poderia ser “Rock and Roll Até Morrer” (“XXV” – 13), que tem encerrado com chave de ouro os shows da Rosa desde o início da tour.


Uma banda coesa com o público na mão, e, diga-se de passagem, um público fiel, que lotou o Teatro para presenciar mais está noite histórica na vida do Rosa Tattooada. Parafraseando o mestre Jacques Maciel, não apenas um show, mas sim uma confraternização entre amigos!


Vida longa ao Rosa Tattooada e que venham mais 27 anos!


Cobertura: Renato Sanson
Fotos: Valmor Meneguzzo


Setlist:
01 RENDEZ-VOUS
02 FORA DE MIM, DENTRO DE VOCÊ
03 NA ESTRADA
04 UM MILHÃO DE FLORES
05 SÓ UM BEIJO DA SUA BOCA
06 CANÇÃO DO DESERTO
07 CERVEJA & ROCK AND ROLL
08 TÃO LONGE
09 DIAMANTE INTERESTELAR
10 TARDES DE OUTONO
11 REZAR NÃO VAI TE LIVRAR DO FIM
12 VOANDO BAIXO
13 VOLTANDO PRA CASA
14 CARBURADOR

BIS

15 O INFERNO VAI TER QUE ESPERAR
16 ROCK AND ROLL ATÉ MORRER

Nenhum comentário: