quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TSJUDER – Aviltante obscuridade nórdica



O TSJUDER é uma das poucas bandas de Black Metal da Noruega que ainda procura manter a chama daquela sonoridade mais crua e old school. Comparando com seus primeiros trabalhos em que imperava a velocidade e quebradeira generalizada, com ‘Antiliv’o trio pisou mais no freio, trazendo uma sonoridade com ambiências mais sombrias e carregadas. De qualquer forma, em nada se perdeu a rispidez e a maldade inerentes a eles, e há, sim, blast-beats, guitarras despejando riffs e um baixo esmerilhado com maestria.


A carnificina começa com “Kaos”, uma paulada na moleira, rápida, sem concessões; “Krater” confere um aspecto de música de subterrâneo, pesão com guitarras envolventes, paradinhas, tudo conduzido pela batera na manha, somente descambando pra porradaria no final de seus pouco mais de sete minutos. Refrão marcante; em seguida vem “Norge” com riffs hipnóticos, partes que remetem a DARK FUNERAL, vocais odiosos, e um levada que lembra o álbum ‘Desert Northern Hell’; a quarta música é um dos picos do disco, “Djevelens Mesterverk” é um típico som ‘quebra pescoço fácil’e em poucos minutos; blast beats, guitarras nervosas e insanas; com “Demonic Supremacy” os andamentos são mais lentos, prenunciando partes Thrash Metal. Quase sete minutos de som.


“Slumber With The Storm” não foge à regra das antecessoras, com alternâncias de velocidade. Lembra os últimos álbuns do GORGOROTH; “Ved Ferdens Ende” o negócio é quebradeira legal para esmagar crânio, até o ponto em que cai para riffs atmosféricos. Com certeza, é um dos melhores momentos de ‘Antiliv’; por fim, encerra-se essa opus com a faixa-título, oito minutos de uma música em que predomina a cadência, com a guitarra ditando o andamento com riffs precisos. Como bônus, tem o cover do MAYHEM que, embora com alguma diferença em relação à original em algumas partes, ficou um arrebento, uma insanidade blasfema; e, cover do BEHERIT, ficou satanicamente brutal, com aquela atmosfera sombria da banda original. Há, ainda, versões Demo para “Kaos”, “Slumber With The Storm” e “Antiliv”.


Há rumores que dão conta que a banda pode vir para o Brasil em 2016. Espero que isso se confirme, e que eles possam mostrar no Brasil toda a sua arte impura e ímpia. De longe, o álbum é muito superior ao seu antecessor ‘Legion Helvete’(2011). Todas as músicas trazem uma referência aos primórdios do estilo, seja em aspectos de composição ou de produção mesmo. O conteúdo das letras continua direcionado à temática anticristã. Portanto, com base no exposto, tu sabes o que encontrará neste grande álbum, lírica e musicalmente.

Texto: Marcello Camargo
Edição: Carlos Garcia

Lançamento: Season Of Mist
 
Line-Up:
Nag – Vocals/Bass
Draugluin – Guitars/Vocals (backing)
AntiChristian – Drums

Tracklist:
“Kaos”
“Krater”
“Norge”
“Djevelens mesterverk”
“Demonic Supremacy”
“Slumber with the Worm”
“Ved ferdens ende”
“Antiliv”
“Kaos” (Demo)
“Slumber with the Worm” (Demo)
“Antiliv” (Demo)
“Deathcrush” (MAYHEM cover)
“Unholy Pagan Fire” (BEHERIT cover)

Video: Tsjuder - Djevelens Mesterverk (Official Premiere):



Nenhum comentário: