terça-feira, 5 de abril de 2016

Alefla: Seguindo Infinita Longevidade



O Metal Tradicional abriu subsídios para novos subgêneros dentro do Heavy Metal, deixando várias opções no momento de compor e arranjar músicas. Essa liberdade, dependendo da escolha de cada um, claro, ainda continua existindo atualmente, mantendo sempre a raiz da coisa como o alicerce principal. Banhados ao peso e à sublimes melodias, o Alefla (o nome da banda surgiu da junção das iniciais dos integrantes fundadores, Alexandre, Leandro e Flávia), quinteto de Pindamonhangaba (SP), traz isso tudo e muito mais no seu trabalho de estreia, “End Of The World”


Musicalmente, a banda conduz, sem medo, a paixão que tem pelo Metal Melódico, mas sem ficar preso a tradicionais clichês do gênero. A energia do Power Metal e a elegância do Prog Metal, “End Of The Time Word” nos dá um prazer redentor a cada audição, começando, primeiramente, pelo trabalho vocal, que faz hipnotizar os ouvidos com fascinantes harmonias da Fla Moorey. O instrumental, altamente carregado, não decepciona! A dupla de guitarras traz riffs impetuosos e solos vertiginosos que tomam conta, vigorosamente, de boa parte da obra com personalidade, incumbindo também toda a parte rítmica, sempre mandando ver no peso e na técnica.  


Não há do que se queixar da sonoridade, mas a produção e a mixagem do excelente produtor e musicista Tito Falaschi deixou o som da banda com uma atmosfera ainda melhor. Gravado no IMF Studios, de propriedade do mesmo e localizado no ABC Paulista, presenteou o grupo com timbragens pesadas e limpas, mostrando que foi um acerto a sua escolha para produzir o disco, por ser familiarizado com o estilo há muito tempo. A arte traz um ambiente póstero o qual vivenciamos através da excelente ilustração do grande João Duarte, que mais uma vez fez um trabalho primoroso.

Nas 11 faixas que preenchem o trabalho, podemos considerar jogo ganho para, objetividade e a preocupação foi, pelo jeito, o primordial alicerce para que a banda nos desse um grande e diversificado trabalho. 


Após uma climática introdução com “Beginning Of The End”, a banda já entra com a faca entre os dentes com “Watching Over Me”, mostrando que não estão pra brincadeiras esbanjando um peso abrasivo (prestem atenção nos riffs e na parte rítmica) e brandas melodias; um pouco mais ‘clean’, “Believe Now” engloba nuances que ora são mais melódicas e ora mais pesadas, aliando a vocais masculinos com uma ótima interpretação; a faixa-título, “End Of The World”, traz energias inspiradoras, destacando a combinação perfeita entre melodia e riffs ganchudos, não deixando o pescoço descansar em momento algum; “Battlefield” decifra a verdadeira atitude que o Power Metal imprime (os riffs rápidos dão a resposta), engajado também a um dueto de voz bem postado. 



“Seven Sign” mostra que a banda também se sai bem na parte técnica, referenciando refrãos de fácil assimilação (não esquecendo os backing-vocals) e alguns versos que ora soam mais sujos; “Hope To Live” traz momentos mais sublimes e formidáveis, dando o fim de forma aut^wntica e precisa com “Walking Throught the Night”.

Com certeza vamos ouvir falar muito do Alefla, pois, nesse primeiro trabalho, fomos convencidos de que qualidade eles tem sobra, o que acaba se tornando uma fonte preciosa para lançar futuros grandes trabalhos. Duvido que, após a primeira, você não vai querer repetir a dose. 


Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Banda: Alefla
Álbum: End Of The World

Ano: 2015
Estilo: Power Metal/Melodic Metal 
Gravadora: Ms Metal Records/Voice Music
Assessoria: Ms Metal Agency
 

Formação

Fla Moorey (vocal)
Renan Lucena (guitarra)
Alexandre Nascimento (guitarra, vocal)
Leandro Pimenta (baixo)
Paulo Ferreira (bateria)



Track-List

01. Beginning of the End
02. Watching Over Me
03. Believe Now
04. End of the World
05. Wind Blows... Time Flows
06. Battlefield
07. Seven Signs
08. Miracle
09. Hope to Live
10. Killing Sparrow
11. Eyes of the Soul
12. Walking Through the Night



Contatos





Nenhum comentário: