quinta-feira, 7 de abril de 2016

Entrevista - Hangar: "O Novo Álbum Vai Surpreender Todo Mundo!"



 
Prestes a lançar seu sétimo álbum de estúdio (Contando o CD acústico e o Best Of de 2014, que contém músicas inéditas e algumas novas versões), o qual marcará também o primeiro trabalho totalmente formado por músicas inéditas desde a entrada de Pedro Campos (Vocais) e o retorno de Cristiano Wortmann (Guitarras), os integrantes do Hangar não conseguem conter a empolgação com o novo álbum, que acabou de ser mixado na Finlândia nos estúdios Mofo, de Jesse Vainio (responsável pela mixagem de trabalhos de artistas como Apocalyptica, Poets of the Fall, Tarja, Sunrise Avenue, além de mixagem de trilhas sonoras, DVDs), e prometem que será um álbum que irá surpreender a todo mundo! (Read the English Version)

Conversamos com Nando Mello (Baixo) e Cristiano Wortmann (Guitarras), para que nos contassem um pouco sobre esse novo trabalho, o que podemos esperar do Hangar 2016, e nos adiantassem um pouquinho mais do que vem por aí, para matar um pouco da curiosidade...ou quem sabe atiçá-la ainda mais! Confira!


RtM: Para começar, é visível a empolgação de vocês com esse novo trabalho, podemos notar pelos posts nas redes sociais. Conte um pouco pra gente como você está se sentindo com relação a esse novo álbum e o que ele traz de diferente se comparado aos demais álbuns do Hangar. 
Worttmann - O álbum está mais pesado e mais contemporâneo. Utilizamos diferentes afinações e experimentamos diferentes tipos de levadas, bases e melodias vocais. Claro que ainda tem muitas coisas do "Infallible" e "TROYC" nele, porém, com muitos elementos novos.

Mello – Um CD novo é sempre uma renovação e evolução, principalmente em termos técnicos. Tentamos ultrapassar algumas fronteiras com essas novas músicas.


RtM: E as músicas novas possuem algum elemento novo, algo que vocês não tenham usado antes e que você acredita que surpreenderá os fãs?
Wortmann - Como eu disse antes, utilizamos diferentes afinações e experimentamos diferentes tipos de levadas, bases e melodias vocais. Este álbum tem muitos elementos novos.
Mello – Algumas novidades deixarão os faz bem alegres, pelo menos eu fiquei (risos).

"Tentamos ultrapassar algumas fronteiras com essas novas músicas."(Nando)
RtM: Nando, comentei com você sobre uma música com uma levada mais melódica e Hard que Aquiles postou um trecho, durante a mixagem na Finlândia, e você disse: “Espere para ver as mais Metal!”. O que mais vocês podem nos dizer sobre a sonoridade?
Mello – Como sempre não nos prendemos a rótulos, são músicas pra todos os gostos.

Wortmann - O álbum está extremamente pesado e também é o trabalho mais prog que a gente já fez. Ele tem somente duas músicas “mais calmas” e o resto é uma “lenha”.


RtM: Vocês também deram uma atiçada na curiosidade dos fãs, falando sobre a primeira música que receberam mixada, colocando a abreviatura “SX. TX. EX.”. Uma pista também para o primeiro single? Aliás, alguma previsão para um primeiro single ou vídeo?
Wortmann - Estamos escutando e analisando muito as músicas, pois agora que elas estão mixadas, ficaram bem diferentes. Está bem difícil de escolher o primeiro single porque queremos mostrar todas hehehe. Provavelmente em abril vamos começar a gravar o primeiro clipe.

Mello – Cada um tem a sua favorita , como sempre, mas já temos uma ideia do que usar em algum material como clip.


RtM: Falando na mixagem na Finlândia, com Jesse Vainio, quais os motivos para a escolha dele para esse processo? Também dá para perceber pelos posts que vocês ficaram satisfeitos e acertaram na escolha.
Wortmann - Ele já trabalhou com bandas bem legais e quando escutamos o seu trabalho, ficamos simplesmente chocados. Ele é um mestre na arte de mixar e estamos extremamente felizes com o resultado final da nossa mixagem.

  
Hangar: Martinez, Wortmann, Laguna, Campos, Priester e Mello
RtM: Como foi o processo de composição? Houve participação de todos? Como foram se desenvolvendo as músicas que irão compor o álbum?
Wortmann-  A gente se reuniu por vários dias na cidade de Bebedouro no Rush Recording Studio e começamos a compor o disco. Todos vieram com diferentes ideias e aos poucos fomos lapidando as mesmas e criando as novas músicas. Depois gravamos as baterias e vozes no Rush Recording Studio e as guitarras e baixos no Phantom Studios Recording Art em Novo Hamburgo. O Fábio gravou os teclados no seu próprio estúdio.
Mello – Nos reunimos no interior de SP e em 5 dias fizemos as bases todas. Foi muito rápido, mas tínhamos algumas bases prontas para trabalhar.


RtM: E a questão da parte lírica especificamente, o álbum trata de algum tema em especial?
Wortmann - O álbum fala sobre os nossos desafios na vida, nossos medos, erros, dúvidas, relações e nossas vitórias.


RtM:Com a sua volta Cristiano, e com o Pedro já bem ambientado na banda, acredito que um leque maior de ideias e possibilidades se abriu dentro do Hangar, inclusive trazendo novas energias. O que vocês me dizem sobre essa, digamos, nova fase ou novo capítulo na história da banda?
Wortmann - Na verdade esta formação já está na estrada desde 2012. A minha volta para a banda e a entrada do Pedro realmente trouxeram novas energias para o Hangar. Nós gravamos 6 músicas novas com essa formação quando lançamos o CD "Best of", em 2014,  e os nossos fãs gostaram bastante, mas tenho certeza que esse novo álbum vai surpreender todo mundo.

Mello – O Pedro está desde 2012 conosco, então já se passou muito tempo. A adaptação já foi feita e isso foi  demonstrado na gravação desse novo CD.
 
"A minha volta e a entrada do Pedro (Campos, Vocal) trouxeram novas energias....Tenho certeza que este novo CD vai surpreender todo mundo!" (Wortmann)
RtM: Vocês sempre procuraram evoluir como músicos e como banda, com cada álbum novo mostrando isso. E sobre as suas partes especificamente, o que vocês procuraram  trazer para este novo trabalho e as composições, e também quanto a parte de técnica e de equipamentos que vocês utilizaram?
Wortmann - Eu procurei trazer elementos mais pesados como: diferentes afinações, diferentes tipos de bases, melodias e solos, mas claro, procurei manter algumas características da música do Hangar. Eu usei guitarras Jackson, amplificadores Fender, pedais Fire, cordas D`Addario, Cabos B e fontes Power Play Brasil.
Mello – Pela primeira vez o baixo foi gravado usando exatamente o som que uso ao vivo, com dois pedais , um Fire Bass Pusher, um Boss Limiter plugados no ampli Fender Rumble e caixa 4x10. Baixos Fender, cordas D´Addario e cabos Planet Waves. O som ficou muito “live” mesmo.



RtM: E a vontade de cair na estrada com a banda novamente pra mostrar as novas músicas? Deve estar muito grande a ansiedade!
Wortmann - Não vemos a hora de cair na estrada. Estamos com muita vontade de mostrar essa nova fase.

Aquiles e Jesse Vainio
RtM: E as expectativas quanto aos shows por aqui e também fora do Brasil?
Wortmann - Estamos trabalhando forte nisso. Em breve teremos muitas novidades.
Mello – Já temos duas datas agendadas, uma em Porto Alegre dia 15/05 e outra em Brusque dia 11/06. Em breve teremos mais novidades.



RtM: A pergunta que não cala atualmente na cabeça dos fãs: qual a previsão para o lançamento do álbum? E será lançado de forma totalmente independente? Vocês já têm contatos com selos ou distribuidoras?
Wortmann -  A previsão é junho e já assinamos com um selo da Europa. Em breve vamos falar mais sobre isso.

Mello – Em junho já estaremos com o CD lançado.



Entrevista: Carlos Garcia 
Fotos: Diogo Nunes e Arquivo e Divulgação da banda

Hangar:
Pedro Campos: Vocals
Aquiles Priester:Drums
Nando Mello: Bass
Fábio Laguna:Keyboards
Cristiano Wortmann: Guitars
Eduardo Martinez: Guitars






Nenhum comentário: