sábado, 21 de maio de 2016

Unleashed: Intacta integridade Death Metal


Integridade musical é um atributo que se deve levar em consideração, ainda mais nos inconstantes dias de hoje. Dentro do Death Metal, não é diferente. Há bandas que a mantém passados 10, 20 anos, e não fazem nenhuma questão de mudar. 

A sua sonoridade peculiar é o que denota sua identidade, seja nas guitarras, na voz, na bateria ou o que for. Seguindo este panorama, os suecos do UNLEASHED são uma prova "provada" desta integridade. Na cena desde o longínquo 1989, eles não têm a mínima vontade de mexer uma palha na sua música. “Dawn Of The Nine” é seu 12º álbum de estúdio e continua trazendo o Tradicional Death Metal carregado de riffs pesados trabalhando severamente para deixar a música extremamente pesada. Aqui não há abuso da velocidade; o que se dá ênfase é no primoroso trabalho de guitarra. 


A dupla Frendrik Folkare e Tomas Olsson não economiza na variação de riffs e traz uma pedrada seguida da outra. Em determinados pontos, ouvimos partes que remetem diretamente ao Thrash Metal, denotando uma salutar veia de variação a fim de que não caia no ostracismo e na simples repetição de sua construção musical. A dupla baixo/bateria desempenha um trabalho fundamental, no sentido que toca com fúria sem perder a técnica necessária. Quando exigida, a batera de Anders Schultz desce a lenha e não deixa pedra sobre pedra, enquanto Johnny Hedlund além de vociferar como um urso arisco, esmigalha as cordas do seu baixo sem cerimônia. 

O trio de sons que abre o álbum é de matar: ‘A New Day Will Rise’, ‘They Came To Die’ e ‘Defenders Of Midgard’. Lá adiante ‘Land Of The Thousand Lakes’ faz uma boa de uma preza; a faixa título arrastada capricha no refrão e no excelente trampo de baixo (bem audível); ‘Welcome The SonOf Thor’ fecha o disco trazendo bons solos. A temática da banda, como sempre, trata da cultura nórdica, fazendo referência a Odin, Thor e outras divindades Vikings. Vale lembrar que a UNLEASHED foi uma das pioneiras nesta temática, servindo de influência para muitas bandas posteriormente. 


A produção ficou com o guitar Fredrik Folkare e traz a crueza típica no som da banda. A produção gráfica de ‘DawnOf The Nine’ apesar de simplória é de muito bom gosto, com uma bonita capaem tons verde, desenhada pelo artista sueco Par Olofsson. Trata-se de um legítimo disco do UNLEASHED (desculpe a redundância), quem conhece sabe o que encontrar; quem não conhece, além de ser uma heresia (!), é uma boa oportunidade de passar a conhecer a banda, inclusive os outros discos de sua bela discografia.

Texto: Marcello Camargo
Edição: Carlos Garcia


Lançamento: Nuclear Blast Records/Shinigami Records


Line-Up:
Fredrik Folkare– guitars
Tomas Olsson – guitars
Anders Schultz – drums
Johnny Hedlund – vocals

Tracklist:
1. A New Day Will Rise
2. They Came to Die
3. Defenders of Midgard
4. Where Is Your God Now?
5. The Bolt Thrower
6. Let the Hammer Fly
7. Where Churches Once Burned
8.Land of the Thousand Lakes
9.Dawn of the Nine
10.Welcome the Son of Thor!


Lyric Video Oficial:

Nenhum comentário: