quinta-feira, 28 de julho de 2016

Crossrock: Vangloriando o Glamour Oitentista




Quanto menos esperamos por uma coisa, por mais que seja difícil de acontecer, ela cai sobre nós como se fosse à única oportunidade. O que era uma dúvida aqui no Brasil, em se tratando de Hard Rock, AOR, Glam Rock e Sleaze, vem ascendendo rigorosamente, e bandas como Sioux 66, Purpura Ink, Furia Louca, Desert Dance e entre outras, tem se despontado nas praças mostrando trabalhos do mais alto calibre. E ao lado desses novos nomes que vem surgindo, os paulistanos do CrossRock aparecem na jogada, fortalecendo esse meio do Hard Rock brazuca com “Come On Baby”.

Em “Come On Baby”, o quarteto deixou cada faixa do álbum mais acessível e assimilante possível. E logo na primeira audição, percebemos toda a verbosidade oitentista através de um instrumental "chicletoso" e envolvente, mas também cheio de melodia e harmonia, principalmente dos vocais. Apesar de soar bem atual e moderno, a banda não foge dos tradicionais clichês do gênero, mantendo toda a pompa e o lado mais puro do Melodic Rock e AOR sem precisar adicionar algo irrelevante ou forçar a barra em determinado ponto, dando a entender que, naturalmente, os rapazes fizeram os arranjos e as composições conforme a música pede. 


A produção do disco transparece toda a energia e clareza do grupo, mantendo o timbre e o peso nos seus devidos lugares, sabendo usar cada elemento na hora certa, havendo entrosamento e dinamismo na base da simplicidade, mas inteligível ao mesmo tempo, apesar de que há um pouquinho de técnica ali e aqui por parte dos músicos. Já o layout imprime uma atitude bem espontânea, deixando-a bem caprichosa e afável. 

O lado mais interessante em “Come On Baby” é que as composições e os arranjos foram muito bem pensados, deixando o ouvinte impactado com a personalidade passada nas músicas, colocando domínio e vida a frente de tudo, mas sem esquecer as sugestionáveis melodias, obrigatórias em qualquer disco de Hard Rock, Melodic Rock, AOR e etc. Em suma, a banda conduz uma pegada contemporânea e moderna, mas sem deixar a essência do estilo de lado. 


Os primeiros destaques ficam por conta da conhecida “My Life”, que apruma peso e melodia no mesmo lugar, proporcionando ótimos refrãos e belos backing-vocals, havendo pequenas notas de piano escondidas no meio da música; “Call You”, faixa que abre o disco, é mais energizada, mas também amena, com interpretações e arranjos vocais caprichados; “Tonight” abrange o alto astral do grupo, adicionando alguns elementos Pop. E é bom frisar o trabalho rítmico e das guitarras, que são super intrigantes. 

A fome de peso do grupo aparece em “It’s All I Need”, que possui dosagens perfeitas de brutalidade nas guitarras, mas também de puro feeling, vide os solos (altamente trabalhados) e o refrão grudento. E pra ficarmos totalmente convencidos disso, “Any Road” apadrinha a junção do lado mais ‘punch’ do Hard Rock com a elegância do AOR, dando aquele clima de ‘power-ballad’, adicionando belos acordes acústicos. E a parte rítmica, nessa música em especial, é impressionante! Uma daquelas músicas de repetir a dose milhares de vezes pra cair curtindo na estrada.

O lado romântico, vamos assim dizer, já que os próprios títulos transparecem isso, aparecem em “When Love Goes Away”, que é toda arranjada em acordes acústicos, mas que ficou muito bonita e atraente, deixando este que vos escreve estralando os dedos conforme o andamento da música (quem gosta de Mr. Big, vai saber do que estou falando). Já “Without Love” segue a mesma correnteza, dessa vez pondo ainda mais emoção com lindos versos orquestrais e solos marcantes. E por fim, vislumbrando o divertimento e peso novamente, “Let´s Dance” mostra uma atitude mais Rock N’ Roll, tipografando guitarras intrincadas e backing-vocals bem postados. 

O disco, de a ponta a ponta, é ótimo! E quem acredita que da pra fazer Hard Rock no Brasil, sob qualquer categoria, o CrossRock é com certeza uma das grandes apostas. E “Come On Baby” ainda vai reservar boas coisas para essa grande banda.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação da banda

Ficha Técnica
Banda: CrossRock
Álbum: Come On Baby
Ano: 2015
Estilo: Hard Rock/Glam Rock
Gravadora: Voice Music
Assessoria de Imprensa: Ms Metal Agency

Formação
Rane Crossrock (vocal/guitarra)
Israel Nicoleti (guitarra/backing vocals)
Júnior Lima (baixo/backing vocals)
J.P. (bateria/backing vocals)

* O vocalista e guitarrista Rane deixou a banda recentemente, e o grupo abriu uma seletiva para escolher o novo vocal. Veja aqui



Track-List
1. Call You
2. Tonight
3. It's All I Need
4. Any Road
5. My Life
6. So Live
7. When Love Goes Away
8. Without Love
9. Let's Dance
10. I Feel Your Cold
11. Come On Baby
12. Never Give Up
13. A Letter 4 U

Contatos


Nenhum comentário: