segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Rage: Peavy Ataca Novamente



Depois de alguns álbuns mais mornos, era hora mesmo de novas mudanças, afinal Peavy Wagner já passou por isso com seu Rage, e seguindo uma das frases mais certas deste mundo, não pode-se esperar coisas diferentes fazendo a mesma coisa todos os dias, então de line-up renovado e álbum novo, o grupo lança "The Devil Strikes Again", com um Rage revigorado e vibrante novamente.

Aquela fase de flertes com o clássico e sinfônico teve um desgaste, assim como as experimentações mais progressivas e intrincadas, que acabaram se tornando um pouco cansativas, como no "Strings to a Web", e também não morri de amores pelos anteriores, "Speak of the Dead", onde mixaram o Progressivo, Sinfônico e Thrash pesadíssimo, e "Carved in Stone", que me lembro muito mais do DVD bônus do que do álbum.

"The Devil Strikes Again" traz um Rage que apostou no simples, e resgata um punch e uma vibração que parecia ter se perdido, volta focado em um Metal pesado, com aqueles toques de Speed, Power e com um pé no Thrash. Doses de melodias e refrãos cativantes também se fazem presentes em vários momentos, e foram deixados de lado os elementos de música clássica e progressiva, que marcaram bastante a fase com Victor Smolski (que possui uma qualidade indiscutível), e ainda quando o trio era completado por Mike Terrana, tiveram momentos maravilhosos e que nos deram ótimos álbuns, inclusive as inesquecíveis apresentações com orquestra, além do bom álbum com o LMO (2013). Nesta nova mudança, de line-up e de direcionamento, em minha opinião o trio atual acertou a mão, mesmo jogando em uma zona mais segura e mais simples.

Falando um pouco sobre as músicas, a faixa título, "The Devil Strikes Again" é daquelas que você identifica de cara qual banda é, e isso mostra que, mesmo após várias "reconstruções", Peavy soube moldar e manter uma personalidade para sua banda. Porrada, avalanche de riffs diretos e cativantes, além linhas melódicas e refrão marcante;  "My Way", diminui um pouco o peso e velocidade, mas mesmo assim tem riffs de bastante punch, talhada para ser cantada pelos fãs nos shows ("Give my way or no way at all!"), refrão marcante e solo bem legal; "Back on Track", tem um gostinho de nostalgia, lembra muito as fases mais antigas, num andamento bem speed e "The Final Curtain" traz bastante melodia, tanto no instrumental quanto nas linhas vocais e refrão, então, ouvindo o álbum já nessa primeiras você constata o que comentei anteriormente, o trio atual apostou nas características tradicionais, simplificou.

A produção é de Peavy e do guitarrista Marcos Rodriguez (que é Venezuelano), também guitarrista e vocalista na banda Soundchaser, portanto, um fã da banda, para mim me pareceu claro que ele tratou de contribuir com que o álbum soasse como o Rage tradicional, como ele gostaria de ouvir (não li nenhuma entrevista a respeito, confesso). E é o que o fã tradicional vai encontrar, e se você curtiu essas quatro músicas iniciais, o álbum inteiro vai lhe agradar, destacando, ao lado da faixa título e da "May Way", "The Dark Side of the Sun", com ótimo solo de Marcos, e "Deaf Dumb And Blind", com um refrão muito cativante, assim como as melodias agradáveis.


A versão nacional, é dupla, com álbum bônus contendo 6 faixas, sendo 3 covers (sendo elas: "Bravado", do Rush - acho que não foi uma escolha das melhores, não pelo instrumental, mas pelos vocais..bom..ouça e tire suas conclusões- "Slave to the Grind", do Skid Row e "Open Fire" do Y&T), bem naquela pegada do Rage, ficando bem legais, e ainda mais algumas inéditas, que valem a pena, como "Bring me Down" e "Into the Fire", nessa linha direta, tradicional, com refrão e melodias cativantes, mais um atrativo para este lançamento.

Talvez não seja um álbum que vá um dia ser considerado um clássico do grupo, mas marca essa mudança de forma positiva, com alguns bons destaques, e outras canções que seguem uma boa média, além de resgatar alguns dos elementos tradicionais do grupo, com muito punch e músicas cativantes. O Rage de Peavy Wagner, pura e simplesmente. Um álbum fácil para o fã gostar


Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Rage
Álbum: "The Devil Strikes Again" 2016
País: Alemanha
Estilo: Heavy Metal/Speed Metal/Power Metal
Produção: Peavy Wagner e Marcos Rodriguez
Mixagem e Masterização: Dan Swano
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Assista ao vídeo "The Devil Strikes Again"

Line-up:

Peter “Peavy” Wagner : vocais e baixo

Marcos Rodriguez: guitarras

Vassilios Maniatopoulos: bateria



Track List:

01. The Devil Strikes Again

02. My Way

03. Back On Track

04. The Final Curtain

05. War

06. Ocean Full Of Tears

07. Deaf, Dumb And Blind

08. Spirits Of The Night

09. Times Of Darkness

10. The Dark Side Of The Sun

Bônus CD

1. Bring Me Down
2. Into The Fire
3. Requiem
5. Slave To The Grind (Skin Row)
 
Acesse os canais oficiais da banda:
Facebook
Site Oficial




Nenhum comentário: