sábado, 29 de outubro de 2016

MX: Revisitando os clássicos de uma época dourada


Quando se fala em Thrash Metal nacional impossível não lembrar do MX, pois o que esses paulistas fizeram no final dos anos 80 e começo dos 90, ficaram marcados na história do Thrash, pois os álbuns “Simoniacal” (88) e “Mental Slavery” (90) são clássicos absolutos do estilo.

E para abrilhantar está chama criada lá no começo da carreira, o MX teve uma grande e desafiadora ideia, pois “Re-Lapse” (2015) são nada mais nada menos que regravações dos dois primeiros álbuns, com as faixas sendo escolhidas pelos fãs em uma votação na internet, além é claro de marcar sua volta em definitivo ao cenário.

É sempre complicado mexer novamente no que já foi criado, ainda mais com o status de clássico, mas o MX aceitou o próprio desafio e acertou em cheio, pois a única alteração que tivemos das composições originais para estas foi a qualidade de gravação, que em diversas entrevistas o baterista Alexandre Cunha sempre ressaltou que a única coisa que mudaria nos dois primeiros álbuns era a qualidade de produção.

Pois bem, é incrível ver o quanto a banda prezou pelos arranjos originais, mas mesmo assim dando uma roupagem melhor as faixas, como podemos perceber em “Dead World”, “Mental Slavery”, “No Violence”, “Jason” e “Fighting for the Bastards”, chuva de clássicos brutais e insanos.

A produção do álbum ficou a cargo da própria banda e dos produtores Roberto Toledo e Rafa. Qualidade de primeira, sem artificialismos, mas com timbres claros e pesados, dando a qualidade merecida para as composições. A arte gráfica ficou muito legal e com uma ilustração bem-humorada, com um encarte completo e com diversas imagens da banda de épocas distintas.

Não há muito o que dizer de um trabalho que conta a história do Thrash Metal nacional, simplesmente fantástico!

Antes de encerrar a matéria, vale ressaltar que fechando o disco temos novamente “Fighting for the Bastards”, mas cantada em português contando com a participação do icônico João Gordo, em uma versão bem legal.

Resenha por: Renato Sanson


Links de acesso:

Tracklist:
01. Dead World
02. Mental Slavery
03. Dark Dream
04. Behind His Glasses
05. Fighting for the Bastards
06. I'll Bring You With Me
07. No Violence
08. Jason
09. I'll Be Alive
10. The Guf
11. Dirty Bitch
12. Fighting for the Bastards (Feat. João Gordo)

Banda:
Morto - Vocais, baixo
Décio - Guitarras
Dumbo - Guitarras
Alexandre - Bateria



Nenhum comentário: