segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Sioux 66: Crescimento Contínuo



Nesses 4 anos de atividade, o Sioux 66 reativou uma coisa que estava apagada e sumida aqui no Brasil: o Hard Rock, que antes de terem surgido, havia um mínimo de bandas em cena. O Hard Rock moderno, com influências dos anos 90, atraiu muita gente, chamando atenção dos importantes festivais do Brasil (até alguns de fora) e de bandas consagradas, tanto que, há dois meses, foi a banda de abertura do show do Aerosmith em São Paulo. Ainda acreditando que pode ir cada vez mais longe, o quinteto mostra do que é capaz no seu segundo disco, “Caos”.

O comportamento musical, se comparado ao EP de estreia e ao sucessor disco “Diante do Inferno” (2013), continua o mesmo. A pegada ‘punch’ aderente (municiados pelas guitarras compactas e maciças) e as letras cantadas em português permanecem íntegras e de alta qualidade, bebendo da fonte de grandes nomes como Guns N’ Roses, Aerosmith e The Cult, ligando também caminhos que percorrem todas as vertentes do Rock, dando mais energia com os tramites do Heavy Metal, Punk Rock e Rock N’ Roll, além de experimentar coisas não tão usais diante de sua proposta principal.

A produção foi manejada pelo Henrique Baboom. Uma escolha mais do que certa, pois a parceria da banda com o produtor já dura há muito tempo, talvez sendo o produtor que mais sabe lidar com bandas de Hard Rock e suas vertentes, o que acaba ajudando muito. A mixagem e masterização ficou a cargo do conceituado Brendan Duffey, deixando a sonoridade do disco bem aberta e sólida. A capa é uma ilustração do Edgar S. Paxson, do quadro Custer’s Last Stand, em 1899, que representa a batalha dos índios Sioux com a realidade de hoje. 
O disco irá agradar todos os fãs de Hard Rock em geral. Não se prendendo a rótulos e inovando cada vez mais, a banda consegue trazer a aproximação através de composições inteligíveis, atraindo não só o fã de Hard Rock, mas sim do Rock em geral. E, claro, a banda só tem a ganhar com isso, podendo o nome da Sioux  cruzar algumas fronteiras.


Batidas cavernosas de bateria dão inicio para “Caos”, que é regado de riffs ganchudos, assim como o instrumental arrastado. E a letra reflete bem o perigo que percorre nas ruas do Brasil; “Tudo Que Restou” (música de trabalho) saca andamentos mais rápidos e concisos, temperado por arranjos melódicos, patenteados por refrãos abrangentes; “Meu Lugar” exibe um Hard Rock na linha do The Cult, e já tem um jeitão mais Rock N’ Roll e clássico, deixando isso visível no trabalho de guitarras, principalmente em questão de harmonia e solos.

“O Que Te Impede de Viver” trilha nuances retrospectivas, alinhando intervenções do Hard Rock dos anos 90, destacando a forte presença rítmica da banda (prestem atenção no baixo); “O Homem Que Nunca Mudou" dosa momentos de praticidade, colocando a experimentação da banda através do feeling do Blues, ganhando mais exuberância com a presença da gaita; “Libertad” é instigante, esmerando um clima ermo através de simples simetrias acústicas; “Minerva” consegue assimilar cadência e ritmos quebrados na medida certa,  ganhando energia e adrenalina na ponte final.


“Desarmado” traz um instrumental mais direto e estável, apadrinhados por riffs precisos e mais diretos; “Pra Sempre” é uma linda balada, onde a banda consegue trazer um ambiente intimista, transmitindo até algo tipo um clima de luau. O álbum encerra com o cover de “O Calibre”, do Os Paralamas do Sucesso, que ficou mais pesada na versão dos Sioux, não devendo nada pra versão original.

Em se tratando de Sioux 66, só no resta esperar coisas boas e grandes. E após esse lançamento, por uma gravadora mais ‘main-stream’, não restam dúvidas de que eles podem ir mais longe, e o sonho de viver da música para alguns pode deixar de ser utopia;

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Sioux 66
Álbum: Caos
Ano: 2016
Gravadora: Sony Music
Assessoria de Imprensa: Hoffman & O’ Brian

Formação
Igor Godoi (Vocal)
Mika Jaxx (Guitarra)
Bento Mello (Guitarra)
Fabio Bonnies (Baixo)
Gabriel Haddad (Bateria)



Track-List
1- Caos
2- Tudo Que Restou
3- Meu Lugar
4- Seu Destino
5- O Que te Impede de Viver?
6- O Homem Que Nunca Mudou
7- Libertad
8- Minerva
9- Desarmado
10- O Rei (O Que Te Faz Estar Aqui)
11- Pra Sempre
12- O Calibre (BonusTrack)


Contatos

Nenhum comentário: