sexta-feira, 18 de novembro de 2016

The Cross: Resgatando Sua História!



A importância do Black Sabbath para o Heavy Metal foi enorme! E isso não pode se negar, pois grande parte do que vemos hoje é graças ao quarteto de Birminghan. Afinal, o que seria a música pesada, resultando no Heavy Metal, sem eles? Mas fora isso, por conta da plástica sonora deles, foi criado um gênero soturno e sombrio: o Doom Metal, que não é plausível pra muitos, mas que tem grandes bandas como Candlemass, Paradise Lost, Cathedral, Trouble e entre outras. E aqui no Brasil, temos os baianos do The Cross, fazendo jus ao estilo com o  EP “Flames Through Priests”.

Pra quem achas que estamos diante de uma novidade estão muito enganados. A banda, formada em 1990, é considerada a pioneira do estilo aqui no Brasil, ficando 18 anos parado, retornando apenas esse ano. E nesse seu primeiro trabalho fonográfico, o quinteto investe numa sonoridade parruda, lenta, arrastada e crua, com guitarras ardentes e altivas, norteados pelas ótimas variações rítmicas, adicionando também um pouquinho de Death Metal, explicito nos vocais do Eduardo Slayer.


A produção foi chefiada pelo Eduardo, sendo que a parte de engenharia é ordenada por Sidnei “Grim” Falcão, no SD Studio. E o que vemos aqui é uma sonoridade bem crua e mórbida, mas ao mesmo tempo suja, não significando que a qualidade das músicas seja de baixo nível, pois as músicas demandam esse tipo de proposta, tendo alguns momentos limpos e claros em algumas ocasiões. A capa, desenvolvida por Alex Rocha, é tenebrosa, exemplificando o que é passado no instrumental e nas letras.
Nesse trabalho, a banda ousa em músicas mais longas, que ora há mudanças de andamento e ritmo, mas que não chega a esgotar os ouvidos, podendo ouvir o disco abertamente e se atentar a cada arranjo de guitarra, ótimo em todos os detalhes.


O EP inicia com duas inéditas, a primeira é “Cursed Priest”, que é repleto de mudanças de andamento, mantendo o clima tétrico e lutuoso, havendo também momentos mais melancólicos e limpos; “Sweet Tragedy” é ainda mais sinistra que a anterior, vindo de guitarras pesadas e gordurosas, havendo bastante técnica na parte rítmica; “Flace Of Deceit”, “The Fall” e “Scars Of AnIlusion”, faixas da primeira Demo Tape, completam o EP como faixas bônus. E, claro, a produção é muito abaixo das duas inéditas,mas é uma forma de poder resgatar o inicio da banda.
Que a volta desses baianos persista por muito tempo, nos trazendo grandes trabalhos e novidades daqui pra frente. 

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: The Cross
EP: Flames ThroughPriests
Ano: 2015
Gravadora: Eternal Hatred Records

Formação
Eduardo Slayer - Vocais
Elly Brandão - Guitarras 
Pedro Maia - Guitarras
Luciano Nogueira - Baixo
Alex Rocha - Bateria

Track-List
1.    CursedPriest
2.    SweetTragedy
3.    Flames OfDeceit
4.    The Fall
5.    ScarsOfAnIllusion

Contatos 

Nenhum comentário: