quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

King Bird: Encarando O Tempo Sem Medo


“A pressa é inimiga da perfeição”. Muitos já devem ter ouvido este provecto provérbio quando o momento de afobação e premência toma conta da pessoa ou de algo que precisa de uma definição imediata, ainda mais nas bandas que mais gostamos, delongando uma espera enorme por novos trabalhos. O terceiro e expecto disco do King Bird levou aproximadamente 3 anos pra ficar pronto, fomentado pelo EP "Beyond the Rainbow", lançado em 2012, como aperitivo. A demora foi grande? Sim, sem dúvida, mas também recompensadora, pois a banda renovou sua forças com um disco esmerilam-te, e “Got Newz” dá prosseguimento as raízes setentistas desses majestosos pássaros.

Quem acompanha a banda há um tempo, irá constatar que o magnetismo e o encalço clássico continuam irrefutáveis, só que ainda mais intenso e vigorante se acareado a trabalhos anteriores. As guitarras pesadas, instigadas por solos aliciantes, são sempre traços importantes, combinado pelo árduo trabalho rítmico, sendo o vocalista Ton Cremon como a única novidade, substituindo João Luiz, que conseguiu trazer flexibilidade e dinamismo com a sua voz pujante, colocando driver e feeling em estabilidade.  E, claro, influências de Deep Purple, Rainbow, Grand Funk Railroad, Whitesnake tudo o que for do Hard Rock dos anos 70 são perceptíveis, ascendendo coisas dos anos 80/90 também, puxado pelo lado do Mr. Big e do Gotthard.


A produção do disco, a cargo do já conceituado produtor Henrique Baboom no estúdio WSTF, farda uma sonoridade vigente e contemporânea, mas sem deixar transparecer a tendência ancestral que a banda propõe nas suas músicas, com timbragens sobrecarregadas e mixagem/masterização fertilizadas. A arte do disco, oficiada por Emerson Russo, imprimi a paixão que os músicos possuem pela cerveja, passando o clima perfeito para quem quer ouvir o disco degustando uma dose, simbolizando também o significado de tempo e mudanças.

Gosto de todos os trabalhos do King Bird, mas “Got Newz” capta a grande evolução da banda, que além de cumprir com o seu resgate dos anos 70 para os tempos atuais, aflige nuances de, praticamente, todas as vertentes do Hard Rock, tornando o trabalho mais prosperam-te da carreira da banda até então, atingindo a acessibilidade através de um som pulsante e moderno.

Começando a bolacha, “Immortal Rider” enverga muito peso e lepidez, comandado pelos riffs ganchudos e pela exatidão da cozinha rítmica, que acima de tudo, é certeira; “Break Away” intervém num caminho menos minucioso, mas que aturdi pela sua atmosfera bem Hard Rock, destacando as guitarras pulsantes e os vocais inolvidáveis; “Back In Time” começa de maneira tétrica, encabeçado pelas ótimas linhas de baixo, mas que dá um Up com os riffs carregados, que ora auferem momentos cadenciados e precisos.


“Gonna Rock You”, como o próprio nome sugere, vai balançar pela textura voltada ao lado mais Rock N’ Roll e do refrão assoviante, logrados pelos labutados e inteligíveis solos. “Freeze Frame My Life” é uma balada instigante e cheia de feeling, expandidas por influencias de blues e do Rock dos anos 70, marcado pela forte presença de Rodrigo Hid (ex-Patrulha do Espaço e Pedra) no Hammond, que também gravou as linhas do seu instrumento em algumas músicas do disco; “Daybreak” segue num caminho mais reto, apostando no instrumental veemente, começando pelos timbres de baixo (super pesado) e das guitarras abrasivas, integralizados pelo refrão acessível.

“The Road You Ride” é um dos pontos mais altos do disco, que além de contagiar pela sua sonância resistência, e ficando evidente a influência de Whitesnake, ganha forças com a participação do vocalista Nando Fernandes, que da um show de interpretação vocal ao lado do Ton Cremon, que também tem seus méritos, frisando uma voz versátil e limpa na sua devida medida; “Smoke Signals” explora mudanças de ritmos, principalmente na bateria, possuindo traços mais swingados. E “Last Page” encerra de forma mais sublime, havendo nuances diferentes e ventos mais limpos, tornando-a versátil e dinâmica.


Estamos sujeitos a mudanças sempre, sendo ela boa ou ruim, mas após a grande remodelação da banda, os resultados foram consonantes, ainda mais com a entrada do Ton Cremon dando mais energia e diversificação. Em se tratando de Hard Rock e Classic Rock, o King Bird é unanimidade, que não pode deixar de ser ouvido.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: King Bird
Álbum: Got Newz
Ano: 2016
Gravadora: Independente
Assessoria de Imprensa: ASE Press

Formação
Ton Cremon (Vocal)
Silvio Lopes (Guitarra)
Fábio Cesar (Baixo)
Marcelo Ladwig (Bateria)

Track-List
01. Immortal Rider
02. Break Away
03. YearsGoneBy
04. Back In Time
05. Gonna Rock You
06. Freeze Frame My Life
07. Daybreak
08. The Road You Ride
09. Doomsday
10. SmokeSignals
11. Last Page

Contatos


Nenhum comentário: