segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Sonata Arctica: Trabalho com Inspiração e Ótimos Momentos



Naturais da terra dos mil lagos, que revelou e revela muitas ótimas bandas, o Sonata Arctica é um dos nomes de uma geração finlandesa que alcançou resultados muito bons, angariando fãs por todo o mundo, e chamando realmente uma  atenção maior para ao cenário metálico da Finlândia (só para citar alguns nomes, Nightwish, Children of Bodom e Stratovarius).

O Sonata firmou-se como um dos nomes fortes, e apesar de no início ter até uma exposição menor que alguns outros nomes vindos de lá, como o Stratovarius, por exemplo, que depois de várias alterações de formação há um bom tempo não lança um trabalho realmente convincente, a banda liderada por Tony Kakko seguiu produzindo bons álbuns, e mesmo de pois de alguns trabalhos razoáveis, subiu novamente de produção, e “The Ninth Hour”  (nono disco de estúdio do grupo) é um álbum que traz a banda em ótima forma novamente.

O tema recorrente, e que vem sendo abordado por muitos artistas atualmente, é essa relação do homem com a natureza, que vem tomando proporções críticas. A bela arte de capa reflete o tema, onde podemos ver ao fundo uma paisagem futurística e utópica, no meio, mais a frente, uma ampulheta, de um lado vemos a natureza, sem a presença do homem, do outro, uma representação após termos destruído a natureza. A ideia aí, é que moveremos a ampulheta em uma das direções, e essas decisões definirão nosso futuro.


Quanto a sonoridade, o Power Metal carregado de melodia do grupo, temperado com nuances de Hard Rock, Prog e Symphonic, vem com doses extras de inspiração e energia renovada, e com aquela marca registrada dos grupos de Power Metal finlandeses, que é uma sonoridade mais "séria", por vezes mais dark e melancólica. “Closer to an Animal” abre o álbum muito bem, em um Power Metal de andamento moderado, permeado por muita melodia, destacando as linhas vocais e os teclados; “Life” é também cheia de melodia, destacando as cativantes linhas melódicas do refrão, com os teclados bem em evidência, mas as guitarras surgem mais presentes do que na faixa anterior; “Fairytale”, que faz uma sátira aos eventos políticos dos EUA, onde possuem uma boa base de fãs, e é um Power Metal vigoroso, carregando um pouco mais no peso, e trazendo Troy Donockley (Nightwish) como convidado.

“We are What We Are” é um dos momentos que se sobressaem em um álbum de nível muito bom, com belíssimas linhas de teclado, melodias folk e clima melancólico, esta espécie de Power Ballad tem sua letra como uma lamentação a respeito do que nós estamos fazendo com a natureza: “I am a human, destroyer of many worlds...” , e o refrão “We could save the world, but we are what we are, we should love our earth, but we are what we are...” (Nós poderíamos salvar o mundo, mas somos o que somos, nós deveríamos amar nossa terra, mas nós somos o que somos”).


“Till Death’s Done Us Apart” é um Power Metal Melódico com a cara da banda, alternando partes mais rápidas, com trechos mais progressivos e folk, destacando alguns trechos com linhas vocais bem "teatrais"; “Among the Shooting Stars” tem um tema já familiar, contando a história de um casal de lobos, a canção é envolta em um andamento moderado e de melodias e linhas vocais emocionais; “Rise a Night” é um Power Metal bem direto, batera veloz, e claro, muitos teclados. A letra tem uma história legal, sobre viajantes espaciais que deixam seu planeta moribundo e chegam a um certo planeta azul.

“Fly, Navigate, Communicate” é outro momento muito bom, alternando trechos melodiosos com outros mais rápidos e pesados, inclusive com Tony mostrando vocais bem agressivos; “Candle Lawns” é outra que se sobressai, linda balada com inspiradas melodias, realmente muito bonitas e emocionantes, daquelas canções que já te prendem de imediato. Ótima performance da dupla Kakko e Klingenberg.

 “White Pearl, Black Oceans – Part II”, segue a história iniciada no álbum “Reckoning Nights”, e são mais de 10 minutos de belas passagens sinfônicas, aliás o início tem um ar bem de trilha sonora (a melodia em que Kakko canta acompanhando o teclado, a partir dos 1:48 minutos me lembrou algo do Savatage), e  mais uma vez o destaque total fica com as linhas melódicas criadas pela dupla Kakko e Klingenberg. É longa, mas você não sente, devido a beleza das melodias, as variações  e o clima que a canção transmite.


Fechando, “On the Faultline” (Closure to na Animal), remete à faixa de abertura,e é uma bela balada com melodias muito bonitas e uma certa melancolia, e ainda como bônus nesta edição em digipack lançada aqui pela Shinigami Records, o cover para “Run to You”, do Bryan Adams, e o Sonata seguidamente faz covers muito legais (o meu preferido é a genial versão Power Metal para a balada “Still Loving You”, do Scorpions), e esta aqui ficou também excelente, transformando a canção em um Symphonic/Power Metal.

Em “The Ninth Hour” os finlandeses superaram (e bastante até) o bom “Pariah’s Child” (2014), e Tony Kakko, mais uma vez, mostra-se um compositor muito bom, tendo momentos inspirados mesmo nos álbuns mais médios. E o que separa um trabalho de nível médio para um ótimo ou excelente, é justamente o quanto o compositor está inspirado, e a quantidade de bons momentos que determinada obra contém, e aqui neste nono álbum do Sonata Arctica, temos vários destaques, composições muito boas, e letras idem, todas escritas por Tony, que ao lado do tecladista Henrik Klingenberg, são os grandes destaques do grupo, que novamente conseguiu chamar minha atenção, e certamente vai agradar aos fãs da banda e de Power Metal melódico, inspirado e bem feito.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Sonata Arctica
Álbum: "The Ninth Hour" 2016
País: Finlândia
Estilo: Melodic Power Metal/ Symphonic Metal
Selo: Nuclear Blas/Shinigami Records

Adquira o álbum na na Shinigami agora mesmo

Line Up:
Tony Kakko: Vocais
Henrik Klingenberg: Teclados
Tommy Portimo: Bateria
Elias Vijanen: Guitarras
Pasi Kauppinen: Baixo



Track-List:
1. "Closer to an Animal"  
2. "Life"  
3. "Fairytale"  
4. "We Are What We Are"  
5. "Till Death's Done Us Apart"  
6. "Among the Shooting Stars"  
7. "Rise a Night"  
8. "Fly, Navigate, Communicate"  
9. "Candle Lawns"  
10. "White Pearl, Black Oceans - Part II, "By the Grace of the Ocean""  

11. "On the Faultline (Closure to an Animal)"  
12.  "Run to You" (Bônus - Bryan Adams Cover)

Acesse os canais oficiais da banda:
Facebook
Site Oficial
Instagram

Nenhum comentário: