sábado, 11 de fevereiro de 2017

Affront: Grande Estreia, com Peso, Brutalidade e Personalidade



Formada nos início de 2016 pelos experientes Marcelo Mictian (UNEARTHLY) no baixo e vocais e R. Rassan, guitarra, (que passou por bandas como Imago Mortis e Ainur), e a revelação Jedy Najay nas baquetas, o AFFRONT não poupou esforços e já foi trabalhando para o lançamento do seu primeiro full-lenght, que foi precedido de vídeos para "Under Siege" e "Scum of the World", sempre procurando dar amostras do que estava por vir, com sua proposta sonora que visa unir o Thrash e Death de forma original e bem própria. (English Version)

Em dezembro de 2016 o grupo chega ao lançamento de seu debut, "Angry Voices", contendo 12 faixas, onde podemos ouvir um Thrash/Death que traz muito das raízes dos estilos, mas com uma sonoridade contemporânea e trazendo sutilezas e detalhes que dão um diferencial nas composições, e o mesmo podemos dizer da parte lírica, que dá seu recado, de certa forma direta, mas há um conceito maior que pode ser entendido de forma mais ampla, ou seja, "para bom entendedor, meia palavra basta" (M. Mictian discorre sobre cada música no release, o qual você pode ler ao final da resenha).


A banda vem andando em passos rápidos,e a experiência e competência dos músicos, a dedicação e trabalho é que são as grandes responsáveis, resultando já num primeiro álbum com muita solidez e personalidade, o que é o objetivo do AFFRONT, e é muito provável que essa proposta musical ainda evoluirá.

A avalanche sonora de "Scum of the World", já conhecida do lyric vídeo, abre o disco, vociferando sobre as maneiras sórdidas que a política e igrejas buscam lucros, e a proposta da banda já se torna clara ao ouvinte, na mescla entre riffs e alternância de andamentos típicas do Thrash, com a velocidade e agressividade do Death Metal, vocais urrados e instrumental agressivo e técnico, ressaltando a clareza dos instrumentos, proporcionada pela produção sonora de alto nível. "Angry Voices", é bem agressiva, e já podemos perceber o trabalho excelente do baterista Jedy Najay, que traz peso, agressividade, velocidade e técnica.


A mescla entre o Death e Thrash se mostra perfeita em faixas como "Under siege", que foi o primeiro clipe, e aqui aparece em duas versões, sendo a última faixa do álbum também, trazendo Marcelo Pompeu, do KORZUS, nos vocais. Esta faixa traz riffs típicos do Thrash mais contemporâneo, alternando passagens mais sombrias e graves, assim como "Carved in Stone", com um tempo mais lento, riffs em palm-mute, também elemento típico do Death, além de passagem bem viajante e melodiosa nas guitarras.

Além dessa mescla do Thrash e Death, alguns outros elementos aparecem, mais evidentes, como esses trechos acústicos e com mais melodia, que assim como em "Carved in Stone", também surgem em  "Conflicts", em meio a avalanche sonora, há trecho acústico, que dá uma quebrada bem interessante, e na instrumental "Terra Sem Males (Guerra Guaranítica)", M. Mictian gravou instrumentos indígenas; a faixa cantada em português "Mestre do Barro", homenageia o pernambucano Mestre Vitalino (1909-1963), artista popular escultor da arte no barro, que tem sua obra exposta até em museus da Europa. Esta faixa se destaca, não só pela temática e pela intro com pandeiro, e por conseguinte, por também trazer elementos brasileiros, mas inclusive pelo trampo excelente da guitarra. Uma música pesada, criativa e cativante.


Uma grande estreia e uma banda para seguir prestando muita atenção. Trabalho que traz músicas com peso e agressividade, mesclando momentos rápidos com outros mais trabalhados, algumas surpresas e alternância inteligente de nuances do Thrash e Death, resultando num álbum de composições sólidas, dinâmico e empolgante. 

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Contatos:
affrontmetal@gmail.com
showsaffront@gmail.com
Booking Europe: blackenedlife@mail.ru


Saiba Mais A Respeito das Faixas, pelas palavras de M.Mictian (Baixo e vocais)

1-Scum Of The World (música do primeiro lyric video da banda) A música versa um pouco sobre o lado sujo da politica,igreja,e a maneira como conseguem dinheiro sujo a qualquer preço.

2-Angry Voices - forte e agressiva fala sobre o ódio e a raiva de personalidades que assolam o mundo como políticos, ditadores e suas crenças.

3-Affront - Como diria o grande Ratos de Porão "Velhos Decreptos" essa é a síntese desta canção falar dos "senhores" que se alimentam da miséria,com ganancia, passando por cima de todos.

 4-Conflicts - Aqui falamos sobre as manifestações contra governos corruptos em todo mundo a indignação do povo com esses ratos do poder.

5-Terra Sem Males - Instrumental (baixo e instrumentos indígenas todos gravado por M.Mictian) uma homenagem a Guerra Guaranítica (... é o nome que se dá aos violentos conflitos que envolvem os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri, no dia 13 de janeiro de 1750. Os índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras no território do Rio Grande do Sul e a se transferir para o outro lado do rio Uruguai, conforme ficara acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha. Em decorrência do referido Tratado, o Império Português passou a exercer soberania também sobre os territórios de missões jesuíticas situadas a leste do Rio Uruguai. Ocorre que o Império Português permitia a escravização dos indígenas, que naquela região eram os guaranis, enquanto que, no Império Espanhol, todos os índios eram automaticamente súditos do Rei da Espanha, e, portanto, não podiam ser escravizados)

6-Mestre do Barro - Unica em Português do álbum - Thrash/Hardcore, Essa fala sobre o Mestre Vitalino (Escultor Nordestino) - Mestre Vitalino (1909-1963) foi um artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963), conhecido como Mestre Vitalino, nasceu na cidade de Caruaru, Pernambuco, no dia 10 de julho de 1909. Filho de um lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro para vender na feira, desde seis anos de idade já fazia transparecer seu talento moldando pequenos animais com as sobras do barro.Sua arte está exposta não só em grandes museus brasileiros, mas também no Museu de Arte Popular de Viena, na Áustria e no Museu do Louvre, em Paris. No Brasil, grande parte de seu trabalho está nos museus Casa do Pontal e na Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, no Acervo Museológico da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, e no Alto do Moura, em Caruaru, onde o artista viveu.


7-Religions Cancer - Versando sobre todas as sujeiras da igreja e suas atitudes durante seculos, consumindo vidas,filosofias, tradições como uma doença.

8-Under Siege - Thrash/Death Metal ríspido, "Sob Cerco" a maneira que a grande maioria das pessoas se sentem diante de Governantes e Sistema de segurança (Policia) os tratam nas comunidades pobres, periferia etc...

9-Carved In Stone - A mais lenta e arrastada do álbum, a temática é algo sobre "EU" mesmo sobre minha condição no momento de ter q recomeçar com uma nova banda um novo trabalho assumindo novos desafios.

10-WarTime Conspiracy - Mais sobre velhos Descreptos que insistem em querer comandar o mundo com suas conspirações e criando guerras e sofrimento a todos. 

11-Echoes Of The Insanity - Mais uma instrumental (baixo & violões) Nossa visão da decadência, da Insanidade e loucura da Humanidade. 

12-Under Siege - Thrash/Death Metal ríspido, "Sob Cerco"; A maneira que a grande maioria das pessoas se sentem diante de Governantes e Sistema de segurança (Policia) os tratam nas comunidades pobres, periferia.abuso de autoridade, agressão e mortes de inocentes; AGORA com a presença do Marcelo Pompeu do Korzus me ajudando e fortalecendo a música.

Nenhum comentário: