quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Carnifex: Eficiência Comprovada


O CARNIFEX forjou sua história sob o que se pode chamar atualmente de Deathcore (embora eu tenha sérias ressalvas sobre o que esse rótulo significa hoje em dia). Partindo deste princípio, a banda sempre soube mesclar partes extremamente brutais e avassaladoras com outras mais melódicas e densas.

E esta mescla é uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso, ou seja, pode dar certo ou errado por uma simples escorregada.

Aqui em ‘Slow Death’ ouvimos músicas que trazem as características acima descritas, mas além disso, trazem boas variações dinâmicas, riffs atormentadores, bases sólidas e toques de teclado que deram uma atmosfera interessante a certas partes, sem exageros (a faixa de abertura, “Dark Heart Ceremony” exemplifica isso).


Os vocais guturais e cavernosos de Scott Lewis mostram-se altamente eficientes e diferenciados; a dupla de guitarristas Cory Arford e Jordan Lockrey mostra uma vasta gama de riffs que ora soam brutais, ora soam mais melodiosos aos ouvidos, mas óbvio, nada de passagens intrincadas e quebradas ao extremo. Tudo no seu lugar; a dupla de baixo e batera, a cargo de Fred Calderon e Shawn Cameron, respectivamente, constroem uma base firme e marcante do instrumental, com um som bastante evidente das quatro cordas e um trabalho de bumbo duplo frequente e ‘na cara’ da batera.


Como o gênero pede, a produção deixou o álbum com a sujeira necessária, e ao mesmo tempo com uma definição perfeita do tocamento. Algo ‘limpo demais’ faria as músicas perderem em ‘punch’. Os responsáveis pela produção são Jason Suecof (DEICIDE, CRYPTOPSY, SIX FEET UNDER) e Mick Kenney (ANAAL NATHRAKH, BORN TO MURDER THE EARTH, DAWN OF ASHES). A capa ficou a cargo do artista galês Godmachine..

O CARNIFEX fez um disco impactante e pesado, com todos os requisitos em seu devido lugar. Com a bagagem que a banda tem, certamente suas músicas cairão no gosto dos fãs e/ou de novos seguidores.

Texto: Marcello Camargo
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: CARNIFEX
Álbum: Slow Death
Ano: 2016
Estilo: Deathcore
Gravadora: Nuclear Blast Records/Shinigami Records


Banda
Scott Lewis (Vocais)
Cory Arford (Guitarras)
Jordan Lockrey (Guitarras)
Fred Calderon (Baixo)
Shawn Cameron (Bateria)

Tracklist:
1. Dark Heart Ceremony
2. Slow Death
4. Pale Ghost
5. Black Candles Burning
6. Six Feet Closer to Hell
7. Necrotoxic
8. Life Fades to a Funeral
9. Countess of the Crescent Moon
10. Servants to the Horde

Contatos:



Nenhum comentário: