domingo, 26 de fevereiro de 2017

Nalle Pahlsson's Royal Mess: Hard Rock com Raça e Coração!



Nalle Pahlsson é um músico suéco, integrante do THERION desde 2008, e com uma vasta experiência no cenário do Hard Rock e Melodic Rock, tendo trabalhos em bandas e artistas como TREAT, LAST AUTUMN'S DREAM, CHRIS LANEY, VINDICTIV, RANDY PIPER'S ANIMAL, EASY ACTION entre outros. Mas além de ser um excelente baixista, Nalle também canta e toca diversos instrumentos, então nada melhor do que um trabalho solo onde ele pudesse mostrar muito mais da sua capacidade, sendo a estrela principal.  (English Version)

Nalle conta que no início de 2011 tomou a decisão de fazer um álbum de puro Rock & Roll, onde ele faria as composições, cantaria e tocaria a música que vem do seu coração e alma, inspirada pelas bandas e artistas que ele ouvia desde garoto (leia-se aí, KISS, AC/DC, Def Leppard, Toto, Journey, Foreigner). Então finalmente após tantos anos no meio musical, nasceu o ROYAL MESS.

Para dar ainda mais colorido ao álbum, Nalle chamou vários amigos e colegas os quais tocou ou conheceu nesse meio, tendo então gente como o ex-companheiro de Therion Kristian Niemann, Pontus Norgren (The Poodles, Hammerfall), Linnéa Vikström (Therion), Kee Marcello, Jamie Borger (Treat, LAD) entre outros, somando cerca de 25 convidados! Nalle teve a parceria do amigo Stefan Lundquist nas composições, produziu o álbum, e teve a mixagem e masterização a cargo de Chris Laney.


O resultado? Bom, o que Nalle pretendia fazer, conseguiu, e gravou um álbum de Hard Rock empolgante, que realmente você sente que as músicas foram feitas com o coração! Músicas cheias de energia, refrãos grudentos, sem esquecer as melodias e o os teclados.  E Nalle ainda se mostrou um vocalista (o timbre rouco, que às vezes lembra Gene Simmons, encaixam muito bem na proposta) e compositor de respeito dentro do estilo.

Temos Hard Rocks vibrantes, como a abertura "Aces High" e seu refrão grudento. Detalhe para a descrição no encarte, onde além dos vocais, guitarra base e baixo, Nalle tocou "Thin Lizzy Guitars", ha ha ha, ou seja, aquelas melodias dobradas de guitarra marca registrada da banda; em "Hell City" a linha vocal me lembrou Gene Simmons, e remetendo ao KISS, banda da qual Nalle é fã declarado. Hard Rock com mais um ótimo refrão e um toque de virtuose por conta da guitarra solo de  Kristian Niemann; "MR. Freedom" é uma faixa com bastante groove (o riff inicial me lembrou "American Woman") e mais um ótimo refrão; "Gold Digger" tem uma letra bem divertida (fala sobre uma daquelas mulheres que estão "apaixonadas" pela conta bancária do cara), com uma levada bem Rock and Roll, numa veia AC/DC.


"Breakout" é um Hard encorpado e com bastante punch, com as linhas de baixo bem em destaque, e traz Kee Marcello na guitarra solo; "Higher Than Seventh Heaven" diria que é um Hard n'Roll com aquele pegada das bandas Norte Americanas, também com uma levada bem vibrante e refrão cheio de backing vocals; "The Pieces of My Heart" é uma balada sofisticada com toques de AOR, algo da cena Americana e até Def Leppard da fase mais "americanizada"; "To Hell and Back" é mais outros Hard/Rock and Roll cheio de energia e refrão que gruda na mente.

"Trip" tem um balanço legal e deliciosos backing vocals, além de Max Lorentz no Hammond; "From Rise to Fall" traz também riffs e linha de baixo com bastante groove, destacando o refrão e o estilão meio Def Leppard; "Loaded Gun" é artilharia pesada, cheia de punch e traz os parceiros de THERION Christian Vidal na guitarra solo e Linnéa nos backing vocals (que aliás, aparece em vária canções nos backing vocals); fechando o álbum a emocional balada "See you in My Dreams", que Nalle compôs em homenagem ao seu irmão. Refrão marcante, melodias do teclado que lembram algo de Foreigner.


Resumindo, um puta álbum de Hard Rock, Rock and Roll e Melodic Rock, com aquela veia oitentista (principalmente o Hard Norte Americano, onde tivemos o "boom" nos anos 80), uma pegada atual, daquele jeito que os suécos sabem fazer muito bem. Realmente, um álbum de puro Rock, com música carregada de energia, honestidade e quem vem do coração! Recomendado para os fãs de estilo e de um bom, cativante e enérgico Rock and Roll.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Nalle Pahlsson's Royal Mess
Álbum: Idem
País: Suécia
Estilo: Hard Rock
Produção: Nalle Pahlsson
Selo: MelodicRock Records

Facebook
Royal Mess
Therion
Adquira o CD 



01. Aces High (Påhlsson/Lundquist) 4:00
02. Hell City (Påhlsson/Lundquist) 3:44
03. Mr Freedom (Påhlsson) 4:22
04. Gold Digger (Påhlsson) 3:22
05. Breakout (Påhlsson) 3:50
06. Higher Than Seventh Heaven (Påhlsson/Lundquist-Nerge) 4:09
07. The Pieces Of My Heart (Påhlsson/Lundquist) 3:45
08. To Hell And Back (Påhlsson/Lundquist-Zan) 3:29
09. Trip (Påhlsson/Lundquist) 3:28
10. From Rise To Fall (Påhlsson/Lundquist) 3:05
11. Loaded Gun (Påhlsson/Lundquist) 4:18 
Special Edition Exclusive Bonus Track:
12. See You In My Dreams (Påhlsson/Nilsson-Geli) 4:52







Nenhum comentário: