quarta-feira, 22 de março de 2017

Mindcrafter: Livres e Certeiros Nas Ideias!



O Prog Metal não é um estilo que pode ser chamado de fácil, seja para quem toca ou para quem gosta de ouvir, enfim, para todos que querem mergulhar no estilo, pois além de exigir competência e técnica musical, a inventividade e o intelecto são alguns desses princípios para que uma música do gênero soe excelente, apesar de haver certas ideologias que consideram a complexidade um estorvos para os ouvidos dos mais bruscos.  Vindo como uma grata revelação, o Mindcrafter aposta na sortida variedade sonora no seu ‘debut’ álbum , “Singns Revealed” (2015).

Cercado de experimentação e tipicidade, o disco gira em torno de performances hábeis, perscrutando melodias bem feitas e pontos de pura viagem, mapeado pelo peso e do expor de músicas brasileiras, sobrepondo mais soberania e essencialidade ao trabalho, deixando bem clara as influências de principais nomes da tribo Progressiva, tendo o guitarrista e vocalista Phelipe Henriques a frente das ideias, e completando o time, Kim Karvalho (guitarra), Lucas Amaya (baixo) e Felipe Bonomo (bateria). 

A produção tange tempos mais cheios e orgânicos, assinada pelo próprio Phelipe Henriques, com a masterização e mixagem feita por Daniel Escobar, gravado no HR Estudio (RJ), não deixando apetecer a qualidade sonora, que ficou boníssima e clara. A arte gráfica foi distinguida pelo Rodolfo Ferreira, da Obsidian Design, que arreganha a moção sonora do disco nos mínimos detalhes.

Phelipe Henriques, o mentor da banda.
“Singns Revealed” mantem o âmago do Prog Metal no seu devido recinto, não deixando prevalecer nuances que não são tão recorrentes, ressarcido por um trabalho natural e aberto, com cada faixa sendo diferente uma da outra, retratando-se sobre variados conceitos, sendo um álbum distinto dos outros que estamos acostumados a ouvir do gênero.

De prima, “The Night Wizard” é vestida de boa técnica, moldada por feeling e melodias requintadas, transcorrendo mudanças de ritmos, detidos pelos ótimos arranjos de guitarra; a longa “A Warrior’s Blaze” transpõem linhas mais limpas e morosas, não deixando prevalecer a carga vindo das guitarras, ficando obvio, de inicio, as influências de ritmos brasileiros. A instrumental “Against The Ravens In The Sky” traz aspectos cristalinos, ora momentos mais cheios, destacando o labor rítmico do baixo e da bateria.

Mincrafter: Line-Up atual
“The Grasping Hand” intervê a união do Heavy Metal tradicional com o Rock Progressivo, que fica perceptível nos vocais do Phelipe, lembrando o Ian Anderson, do Jethro Tull, além do peso exalar vindo das guitarras; “Challenge Of The Gods” é coagida de agressividade, guiada por riffs abrasivos e de momentos mais intricados; “Endless Hope” é escorada pelo peso, caracterizado por melodias limpas e traços de música latina.
Aos afeiçoados por Prog Metal, “Singns Revealed” é uma ótima recomendação.

Texto: Gabriel Arruda
Fotos: Divulgação
Edição/Revisão: Carlos Garcia

Ficha Técnica
Banda: Mindcrafter
Álbum: Singns Revealed
Ano: 2015
País: Brasil
Gravadora: Ms Metal Records – Voice Music
Assessoria de Imprensa: Ms Metal Agency

Formação
Phelipe Henriques (Guitarra/Violão/Vocal)
Kim Karvalho (Guitarra)
Lucas Amaya (Baixo)
Felipe Bonomo (Bateria)

Track-List
1.    The Night Wizard
2.    A Warrior’s Blaze
3.    Against The Ravens In The Sky
4.    Paths To Redemption
5.    The Grasping Hand
6.    During The Storm
7.    Secret Worlds
8.    Challenge Of The Gods
9.    Alternative Fields
10.  Endless Hope

   

Contatos

Nenhum comentário: