sábado, 8 de abril de 2017

Attractha: Personalidade e Potencial


Formada em 2007, o Attractha surgiu com a intenção de fazer um Metal livre de rótulos, imprimindo personalidade, reunindo as influências de cada integrante. Devido a problemas de line-up, o grupo chegou a interromper as atividades em 2011, retornando em 2012 com nova formação, lançando em 2013 o EP "Engraved", que obteve críticas muito boas. O próximo passo seria o full lenght, o qual tinham planos de lançar em 2015, e novamente por alterações na formação esse passo foi adiado, pois o vocalista deixou a banda, e após a busca por um novo vocal, o grupo encontra em Cleber Krichinak o cara certo para o posto.

Sob a produção de Edu Falaschi, o grupo então entra em estúdio no primeiro semestre de 2016, a fim de registrar a esperada estreia, resultando em "No Fear to Face What's Buried Inside You".

Há de se elogiar a produção como um todo, pois se nota que o grupo trabalhou muito no álbum, buscando entregar o melhor de si. Timbragem mixagem excelentes, letras inteligentes, qualidade de gravação e gráfica (a capa é linda, e é tipo uma dobradura, você vai abrindo e o título completo vai aparecendo). Não pode errar na apresentação do produto, face a dificuldade do mercado, e o Attractha apresentou um produto de alto nível. 


O amadurecimento e consequentemente mudanças na sonoridade, em uma roupagem mais pesada que antes, trouxe muita personalidade para a música do grupo. É um Metal contemporâneo, onde podemos notar as influências clássicas, com uma sonoridade sóbria e doses de dramaticidade. A música do grupo tem peso, com destaque para a cozinha poderosa formada por Humberto e Guilherme, e Ricardo se encarrega de mandar riffs e bases com peso, mas traz doses de melodia quando a canção pede.

A abertura com "Bleeding in Silence" mostra bem o peso e tensão da música do grupo, assim como em "Unmasked Files",  que ganhou versão mais encorpada no álbum, e mais com a cara da sonoridade atual da banda, destacando o peso dos riffs carregados de harmônicos. É um álbum bem uniforme, e como falei, nota-se que eles procuraram colocar aqui o melhor de si, as composições mais fortes. Mas o bicho pega mesmo é nas canções em que a banda arrisca mais, transitando por linhas pesadas, climáticas e com doses de melodia, como a balada sóbria e  pesada "No More Lies", com trechos acústicos. Em alguns momentos eles me lembram a dramaticidade do Savatage (claro, sem todas aquelas nuances de música clássica) e também algo de grupos como Adrenaline Mob.

Continuando, além de "No More Lies", "Holy Journey" e "Victorious" são também canções que exprimem o potencial da banda, música de personalidade, poderosa, mostrando não só a capacidade como instrumentistas, mas a de criar canções realmente interessantes.


Uma estreia em que o grupo demonstra já muito personalidade, uma sonoridade contemporânea sem esquecer as nuances clássicas do estilo, e nota-se que foi colocada muita dedicação em toda a produção, a fim de entregar um trabalho de nível, e que também podemos perceber que eles não chegaram no seu máximo. É um grupo com potencial para mostrar ainda muito mais.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: Attractha
Álbum: "No Fear to Face What's Buried Inside You" (2016)
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Produção: Edu Falaschi. Co-Produção Attractha
Selo: Dunna Records/Shinigami Records



Line-Up
Cleber Krichinak: Vocais
Humberto Zambrin: bateria
Ricardo Oliveira: Guitarras
Guilherme Momesso: Baixo

Track List:
Bleeding in Silence
Unmasked Files
231
Move On
Mistakes And Scars
No More Lies
Holy Journey
Victorious
Payback Time


   


   


Nenhum comentário: