quinta-feira, 29 de junho de 2017

The Doomsday Kingdom: Mais um Acerto do Pai do Doom Metal


O nome The Doomsday Kingdom logo na primeira vez que vi a capa do EP, o que precedeu este full-lenght, me trouxe a impressão de que era mais uma banda de Doom,/Stoner entre tantas agora nesta fase mais, digamos, "mainstream" do estilo, onde muitos selos voltaram mais os olhos para essa cena, porém, ao ver que se tratava de projeto do grande Leif Edling (Candlemass), não me furtei em conferir, pois é um mestre na arte de compor épicos e criar músicas marcantes, raramente errando. E ainda, além deste tem o novo do Avatarium (também lançado no Brasil pela Shinigami Records), outra excelente banda com a mão de Leif (inclusive, Marcus Jidell, guitarrista do Avatarium, foi a mão direita de Leif neste novo projeto). 

O The Doomsday Kingdom carrega certa semelhança com a banda principal de Leif, o Candlemass, embora não tenha uma sonoridade tão grandiosa e épica, mas temos aqueles riffs e levadas que remetem, naturalmente ao Sabbath. Podemos dizer que é um Doom (que não segue aquela linha mais arrastada ou mais soturna) e  Heavy Metal Tradicional, e cito Judas Priest com segurança, e até algo de Mercyful Fate, embora, claro, o The Doomsday utilize-se de tons mais graves.


Para mim está perfeito! Sabbath + Judas +  Mercyful Fate + Candlemass, e em um álbum de Doom/Heavy Metal empolgante, destaco "The Sceptre", bem tensa, com boas variações de climas, passando pro trechos mais tétricos, sensação essa reforçada pelos teclados.

"Spoonful of Darkness" tem essa mescla bem equilibrada, da pegada Stoner/Doom, em levadas mais arrastadas e graves, com riffs mais vibrante e linhas melódicas que cativam, ou seja, descomplicado, algo que com certeza você vai ter impressão de ter ouvido já, inclusive em outros trabalhos envolvendo Leif, mas muito cativante e que mantém o interesse do ouvinte; O respiro de calmaria em "See you Tomorrow", é etérea e límpida, uma faixa instrumental conduzida ao piano e guitarras acústicas.

O Heavy mais tradicional, e com aquela pegada mais Priest e do Sabbath era Dio, é bem representado por "Hand of Hell", em andamento mais enérgico, riffs e refrão marcantes e ótima performance de Niklas Stalvind (Wolf), que aliás, gostei do trabalho no álbum todo; e em "The Silence" a rifferama Doom é despejada sem dó, destacando o peso e maestria de "Habo" Johansson (Narnia) em uma aula de bateria. Real drummer, and real drums!!


Quando tem a mão de Leif, a possibilidade de ser Metal de qualidade é grande, e ele acerta em mais uma. É o pai do Doom! Um álbum com uma line-up matadora e de músicas matadoras. Altamente recomendado.

Texto: Carlos Garcia

Ficha Técnica:
Banda: The Doomsday Kingdom
Álbum: The Doomsday Kingdom 2017
Estilo: Doom Metal/Heavy Metal Tradicional
País: Suécia
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Doomsday Kingdom Site Oficial
Facebook

Line-Up:
Leif Edling: Baixo
Niklas Stalvind: Vocais
Andreas "Habo" Johansson: Bateria
Marcus Jidell: Guitarras

   

Tracklist:
1. Silent Kingdom
2. The Never Machine
3. A Spoonful Of Darkness
4. See You Tomorrow
5. The Sceptre
6. Hand Of Hell
7. The Silence
8. The God Particle


Nenhum comentário: