quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Armored Dawn: Trazendo a Cultura Medieval pra Dentro do Heavy Metal



Quando uma coisa chama a atenção, prontamente já não esperamos muito para sondar de onde está vindo aquilo.Tratando-se de tradições e culturas típicas de outros países, apelamos a ir atrás de livros, sites, fotos e filmes que nos trazem um aprendizado sobre referido assunto não comum a cultura brasileira. Graças à música é possível criar a sensação de se teletransportar para lugares inimagináveis, usufruindo da etnia medieval com “Power Of Warrior”, dos paulistas do Armored Dawn.

O disco embarca numa história que carrega o clima da Idade Média, nos jogando num circuito de lutas, batalhas e de aventuras relacionadas àquela época, com letras associadas ao que se passava naqueles tempos. E a melhor maneira de entrar nesse mundo é por meio do Heavy Metal, no caso o praticado pelo Armored Dawn, o qual é conduzido por vestígios mais Power, onde guitarra, baixo e bateria exibem o seu poder de classe, agregando timbres fascinantes e pontos carregados de peso, preenchido por vocais graves e agradáveis linhas de teclado, deixando as músicas com uma atmosfera mais clássica.


A produção é dada pelo qualificado Tommy Hansen e do baixista Fernando Giovannetti, onde ambos planearam uma linguagem sonora sofisticada e nítida, instalando primorosas melodias e caminhos mais densos nas suas adequadas etapas, onde todo acabamento final é personificado pelos engenheiros Peter Tägtgren (mixagem) e Jonas Kjellgren (masterização), contribuindo para que a soma final fosse grandiosa. A arte da capa é representada por um guerreiro em forma de um lobo, cabível ao titulo do álbum, incorporando panoramas paradisíacos ao fundo. 

É difícil unir a paixão do Heavy Metal com a graça dos antepassados, volvendo combinações que já são de praxe dentro do gênero. Mas a banda consegue impor modulações diferenciadas, basta apreciar o que se passa em cada música e poder mergulhar no contexto através delas. E graças ao Eduardo Parras, após findar o Mad Old Lady, o direcionamento musical ganhou mais integridade e força, e completando o line-up, o baterista Rodrigo Olivera (Korzus) e o guitarrista Timo Kaarkoski, finlandês residido no Brasil.

Abrindo o disco, “Viking Soul” possui bases épicas, o que logo é mostrado na introdução, puxada por riffs em palm mute e boas doses de melodia; “To Blind to See” cinge levadas moderadas, podendo classificar como um Thrash Metal maciço com linhas vocais variantes, que passeiam por elementos graves e limpos; “Prison” introduz um começo "aprisionador", como o próprio nome sugere, mas que depois cresce com fases cadenciadas, perceptíveis nos riffs ganchudos, sincronizados perfeitamente nas partes rítmicas (prestem atenção na interação entre guitarra e bateria).


“My Heart” é uma balada que cabe bem ao vivo, daquelas de levantar o celular durante o show, sustentado pelo feeling dos teclados, elevando o grau com os riffs flexíveis e um solo pomposo; a faixa-título, “Power Of Warrior”, é principiada de nuances triunfantes, prontificada por riffs impactantes e vocais raivosos, embalando de um refrão cantarolante; “Far Away” é aberta com linhas destruidoras de baixo, tornado num versátil Hard Rock pegado e dinâmico, encontrando traços de hammond a-la Jon Lord, recebendo a ordem de partida (com o trem cheio carga) para “Mad Train”.

“King” abrange climas traumatizantes, fardados por vozes coradas e melodias suspensivas; “Someone” engloba tempos trovejantes, juntado pelas guitarras sintetizadas e de envolventes harmonias de teclado, somando as influências de Iron Maiden e Deep Purple numa só música; “William Fly” traz a sensação que o disco foi retrocedido, pois poderia ser facilmente a faixa de abertura pela energia que é transmita, além de haver uma narrativa em português em um dos versos da música.

O Armored Dawn passou facilmente da prova de fogo que é o primeiro disco, expondo melhorias e transformações para uma banda com ideias renovadas e efetivas.
Aguardando as surpresas pro segundo disco, há ser lançado nesse segundo semestre.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Armored Dawn
Álbum: Power Of Warrior
Ano: 2017
País: Brasil
Tipo: Power Metal
Gravadora: Voice Music
Assessoria de Imprensa: Metal Media

Formação
Eduardo Parras (Vocal)
Timo Kaarskoski (Guitarra)
Tiago de Moura (Guitarra)
Fernando Giovannetti (Baixo)
Rafael Agostino (Teclado)
Rodrigo Oliveira (Bateria)

Track-List
Viking Soul
To Blind toSee
Prison
My Heart
Power OfWarrior
Far Away
Mad Train
Glances In The Dark
King
Someone
William Fly

Contatos

     


     

Nenhum comentário: