sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Axel Rudi Pell: Classe e Inspiração no "The Ballads V"




O guitarrista alemão Axel Rudi Pell simplesmente não fica muito tempo sem lançar um trabalho, seja de inéditas, coletâneas ou DVD/Blu Ray, e para alegria do seu público, além do recente "Game of Sins" (de 2016, e 17º álbum de estúdio da carreira solo), solta mais um volume da sua já tradicional série de álbuns de baladas,  "The Ballads V".

Em "The Ballads V" podemos usufruir da classe e qualidade do guitarrista, e sempre são mais que simples coletâneas, pois apresentam material inédito e versões bem interessantes, e é uma série que vem tendo sucesso na carreira do guitarrista, inclusive alcançando postos altos nos charts alemães. Além do mais, ninguém compõe baladas melhor que os músicos do Heavy Metal/Hard Rock, não é verdade? E esse tipo de música atinge um público mais amplo, e com certeza trouxe muitos novos fãs.

O álbum já abre muito bem com "Love's Holding On", de cara um dos destaques, uma composição bela e inspirada, trazendo Bonnie Tyler como convidada nos vocais; Logo após, temos a versão para "I See Fire", música de um dos queridinhos atuais da música Pop, Ed Sheeran, que, se não fosse pelas informações no encarte, eu não saberia que era uma cover, pois não conheço realmente o trabalho do cantor, e porque a versão de Axel simplesmente ficou muito boa, encaixando perfeita no álbum e seu estilo. Vale destacar os teclados inspirados e o trabalho vocal de Gioeli, utilizando-se de sobreposição de vozes graves e altas.

Axel e Bonnie Tyler
"On the Edge of Our Time", é mais uma inédita, e tem uma levada pesada, meio épica, destacando os solos limpos e viajantes, com o uso de delay, lembrando o estilo de David Gilmour;  em seguida, mais uma versão, agora para o clássico "Hey Hey My My", de Neil Young, que também ganhou uma roupagem no estilo balada Hard/Heavy, e ficou muito bonita. Belas orquestrações e vocais inspirados de Johnny Gioeli (também do Hardline, e com Axel desde 97) são o destaque.

"Lived ou Lives Before" traz Mike Terrana, que integrou a banda entre 1998 e 2013, como convidado, em mais uma tradicional Power-Ballad; nessa mesma linha temos na sequência a já conhecida "When Truth Hurts", cheia de emoção, destacando o piano; "Forever Free" tem suavidade, mas não abre mão do peso, principalmente no riff principal marcante; "Lost in Love" é outra Power-Ballad não menos sensacional, teclados/orquestrações num estilo meio trilha sonora, grande refrão e inspirado solo.


Pra fechar, duas faixas ao vivo, "The Line", gravado no festival Rock Ages, em 2016, e "Mistreated", cover do Deep Purple, gravada no Bang Your Head de 2014, trazendo os ex-Rainbow Doogie White (vocais) e Tony Carey (teclados) como convidados.

Um belo trabalho novamente, com muitos atrativos, quase um novo álbum. Acima de tudo, com muita classe e bom gosto musical, em mais de 70 minutos de belas baladas Hard/Heavy, com suavidade, mas sem abrir mão do peso.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Axel Rudi Pell
Álbum: The Ballads V
País: Alemanha
Estilo: Hard Rock/Heavy Metal
Produção: Axel Rudi Pell (co-produção por Charlie Bauerfeind)
Selo: SPV/Shinigami Records



Line Up:
Johnny Gioeli – Lead and Backing Vocals
Axel Rudi Pell – Lead, Rhythm and Acoustic Guitars
Ferdy Doernberg – Keyboards
Volker Krawczak – Bass
Bobby Rondinelli – Drums

Tracklist:
Love’s Holding On
I See Fire
On the Edge of Our Time
Hey Hey My My
Lived Our Lives Before
When Truth Hurts
Forever Free
Lost in Love
The Line
Mistreated
 

     



Nenhum comentário: